sexta-feira, 22 de junho de 2012

121º aniversário de Teresópolis




Desfile cívico e show de Leoni no Parque Regadas marcam o dia 6 de julho

Programação está sendo concluída

 A Prefeitura está concluindo a programação em comemoração ao 121º aniversário de Teresópolis, celebrado no dia 6 de julho, feriado municipal, e que se estenderá durante todo o mês. A coordenação da agenda de eventos é das secretarias municipais de Cultura, de Educação, de Turismo e de Segurança Pública. Desfile, shows, exposições e apresentações culturais variadas para todos os tipos de público e de faixa etária fazem parte da programação, todos com entrada franca.
“Vamos comemorar mais um aniversário do nosso município trabalhando pela reconstrução da cidade e buscando melhorias para a população. Todas as famílias estão convidadas a participar das comemorações, que serão realizadas em parceria com instituições, como o Sistema Firjan e o SESI, para reduzir o uso do dinheiro público”, convida o Prefeito Arlei.

Desfile
Este ano, o tradicional desfile cívico de 6 de julho será realizado no Parque Regadas, centro da cidade. O tema é “Faces do Brasil – de Vitalino a Villa Lobos, o retrato do povo”, proposta de trabalho realizada durante o ano na rede municipal de ensino e que promove a integração de conhecimentos sobre as regiões do Brasil, valorizando as manifestações da cultura brasileira. O desfile reunirá estudantes de escolas municipais e estaduais e respectivas bandas escolares, além de instituições como Polícias Militar, Corpo de Bombeiros, Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Guarda Municipal, entre outras.

Shows 



Na noite do dia 6, o público poderá conferir dois shows, no Parque Regadas, dentro da Caravana SESI Cultural, fruto da parceria entre o Sistema Firjan/SESI e a Prefeitura de Teresópolis. Às 20h, show da banda Os Bartira, que segue o caminho do pop-rock, misturando swing e música de qualidade. Em seguida, o cantor e compositor Leoni se apresenta com clássicos de sua carreira, com novos arranjos, e músicas inéditas, em um repertório que reúne sucessos românticos e dançantes.

O projeto Caravana SESI Cultural tem como proposta ampliar o acesso à cultura, valorizar a diversidade e fortalecer expressões regionais nas comunidades onde o SESI atua. É desenvolvido através de um caminhão-palco itinerante, que leva programação cultural às cidades que percorre. O programa SESI Cultural arca com toda a infraestrutura necessária para a realização do espetáculo, iluminação e caminhão-palco, bem como com as despesas dos artistas contratados. Fica a cargo da Prefeitura a hospedagem e o esquema de segurança.

Apresentações estudantis

Após o desfile cívico de 6 de julho, alunos de 30 escolas municipais da zona urbana farão apresentações culturais em estrutura montada na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, dentro do tema “Faces do Brasil – de Vitalino a Villa Lobos, o retrato do povo”. As apresentações no interior do município acontecerão no dia 7 de julho, às 14h, na Escola Municipal Neidy Angélica de Souza Coutinho, em Vargem Grande, no 3° Distrito, e no dia 17, também às 14h, na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, em Volta do Pião, no 2° Distrito.
  










Apresentações culturais
No dia 1º de julho, a edição do Encontro de Cultura de Raiz, às 9h30, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, contará com decoração temática em comemoração ao aniversário da cidade. No mesmo dia, às 16h, o Conjunto de Música Antiga da UFF se apresentará no Projeto Música na Matriz, na Igreja de Santa Teresa, na Várzea.

A exposição “Manoel Madruga”, em comemoração aos 140 anos de nascimento do artista plástico, será aberta no dia 7 de julho, às 13h, e poderá ser visitada até 29 de setembro, de segunda a sábado, das 13h às 17h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede da Secretaria de Cultura, na Várzea.

Nos dias 7 e 8, a Feirinha de Teresópolis, no Alto, contará com o projeto “Ambientes Infláveis”. No dia 8 de julho, acontecerá a 30ª edição da Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis, no Parque Regadas, atração tradicional dentro das comemorações do Aniversário da Cidade.

A partir do dia 9 de julho poderá ser conferida, na entrada da Prefeitura, na Várzea, a “Exposição Itinerante Memórias da Cidade – fatos e imagens que narram a formação do município de Teresópolis”. Já no dia 13, será aberta a exposição coletiva da Sorte (Sociedade dos Artistas de Teresópolis), com visitação na Casa de Cultura Adolpho Bloch até o dia 29 de julho.

As turmas de Teatro Infantil da Secretaria de Cultura, sob o comando da professora Jeanette Albuquerque, farão apresentação especial às 16h do dia 15 de julho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, no bairro de Fátima.

O projeto Cultura nos Bairros levará lazer e diversão aos moradores do Pimentel n o dia 22 de julho, às 14h. Outra iniciativa de sucesso da Secretaria de Cultura, a Trupe da Cultura fará apresentação especial na Festa Junina do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Cultura no dia 24 de julho, às 10h.

Durante todo o mês de julho, o público poderá conferir a exposição “Memórias dos Bairros”, sobre a história de Teresópolis, na Calçada da Fama, na Várzea.



Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário