quarta-feira, 20 de junho de 2012

Teresópolis recebe a visita de parlamentares alemães


Comitiva visitou o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis


Aproveitando a passagem ao Brasil para a Conferência Rio+20 sobre desenvolvimento sustentável, nesta terça-feira, 19, parlamentares alemães visitaram Teresópolis, com o objetivo de conhecer ações de preservação ambiental desenvolvidas no município.



O grupo, com cerca de 10 pessoas, entre parlamentares, acompanhantes e tradutor, foi recebido na Prefeitura pelo Prefeito Arlei e logo após seguiu um cronograma de visitas aos locais da cidade que foram afetados pela tragédia de janeiro de 2011 e às áreas de preservação, como o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.



Em 2010, o Governo Alemão doou recursos financeiros ao FunBio para projetos voltados à preservação e recuperação da Mata Atlântica, e uma das iniciativas escolhidas para receber apoio foi a criação do Parque Montanhas de Teresópolis, que completa três anos em julho.



“O Parque Montanhas de Teresópolis recebeu muitos recursos do Governo Alemão para sua continuidade, e com essa visita eles estão verificando onde esse dinheiro foi investido. Hoje, nosso parque é referência de preservação e essa visita é muito importante para solidificar o exemplo da cooperação entre Brasil e Alemanha”, analisou o Subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Major André de Melo.

Na Prefeitura, os parlamentares conversaram com o Prefeito Arlei sobre as dificuldades e os desafios no âmbito prevenção de catástrofes com relação à mudanças climáticas, proteção da biodiversidade e uso sustentável da terra. Os parlamentares também abordaram temas sobre as áreas protegidas e os seus potenciais econômicos para o desenvolvimento sustentável.
Acompanhados pelo Secretário de Administração Carlos Tucunduva e pelo Subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civi, Major André de Melo, a comitiva se dirigiu à comunidade de Campo Grande, muito afetada pelo acidente climático de 12 de janeiro de 2011, que atingiu cerca de 80 bairros e localidades, na cidade e no interior, registrando 392 óbitos e em torno de 15 mil desabrigados e desalojados. Em seguida, o grupo seguiu para o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, onde se encontrou com o assessor Raimundo Lopes e o coordenador do Parque, Paulo Sergio Bandeira. Após uma pequena caminhada, o grupo conheceu alguns locais e projetos de divulgação e expansão das áreas ecológicas e ainda pôde ver o assesso à Trilha da Tartaruga, local mais procurado pelos visitantes.
Durante o almoço, o Secretário de Turismo, Flávio Gueiros, se juntou ao grupo, onde o tema principal foi a valoração econômica dos danos causados por eventos externos, como catástrofes naturais. Durante o encontro, foi apresentado aos alemães o “Projeto Semeando”, cuja meta é captar recursos do turismo rural, atavés de circuitos, caminhos, rotas, entre outras formas de roteiros turísticos. Primando pela conservação e resgate da cultura local. No final da tarde, a comitiva se dirigiu ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, finalizando a visitação ao município.

Para o Secretário de Turismo, Flávio Gueiros, “a visita foi muito proveitosa, pois coloca a cidade no roteiro da Rio+20”, avaliou Flávio Gueiros.



Texto: Heliny Quintanilha

Fotos: Marco Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário