terça-feira, 19 de junho de 2012

GOVERNO DO ESTADO E SUPERVIA IRÃO DOAR DUAS MIL BICICLETAS PARA USUÁRIOS DE TRENS


Neste domingo (17/6), a SuperVia distribuiu 550 bicicletas na cidade de Paracambi, na Baixada Fluminense


A Secretaria de Transportes, por meio do Programa Rio Estado da Bicicleta, em conjunto com a concessionária dos trens, a SuperVia, está negociando um financiamento junto ao Banco Mundial para adquirir até o fim do ano duas mil bicicletas para serem doadas a usuários de trens dos ramais Japeri e Saracuruna, áreas da Baixada Fluminense, onde este tipo de transporte é mais usual.

O plano é incentivar os passageiros que pegam trem para vir trabalhar no Rio a usar a bicicleta até a estação e guardá-la em um bicicletário antes de embarcar.


- A mobilidade com bicicleta, que foi tratada como uma brincadeira durante muito tempo, é algo sério e capaz de ter uma participação real e de qualidade no sistema de deslocamento de pessoas. O que estamos mostrando com o Programa Rio Estado da Bicicleta é que este veículo não poluente pode ser um elemento integrador com o trem, facilitando o deslocamento dos usuários de casa até a estação e vice-versa - afirmou o secretário de Transportes, Julio Lopes.



A meta do Governo do Estado, segundo Lopes, é elevar o índice atual de deslocamento por bicicleta de 5% para 10% até as Olimpíadas de 2016. Ele citou que o uso deste meio de transporte está em expansão no mundo, em especial na Europa, chegando a 40% na Holanda e em países da Escandinávia e quase a 20% na França. No Estado do Rio, além de concessionárias de serviço público de transportes de massa, a Secretaria trabalha projetos de implantação de ciclovias e bicicletários com muitos municípios fluminenses.

Neste domingo (17/6), Lopes e o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, participaram de um passeio ciclístico em Paracambi, na Baixada Fluminense, com moradores que ganharam 550 bicicletas do programa da concessionária denominado O Trem Passa na Sua Porta. Os usuários do ramal Japeri concorreram às bicicletas respondendo a pergunta: Por que integrar trem mais bicicleta? Quem fez as frases mais criativas levou uma bicicleta. Os ciclistas vencedores saíram com o novo veículo do centro de Paracambi em um percurso de 23 quilômetros pela área urbana e rural do município.



Entre eles, estava Débora Antônia da Silveira, 28 anos, autora da frase considerada mais criativa: "Vai ficar aí sedentário? Por que não pedalar até o bicicletário? Integração bicicleta mais trem melhor não tem. Além de chegar na hora, sua saúde e seu bolso agradecem também". Ela ganhou, além da comum, uma bicicleta elétrica, que recebeu depois que voltou do passeio deste domingo.



- Estou muito feliz. Vou poder usar a bicicleta comum para ir de casa até a estação todos os dias da semana, para pegar o trem para trabalhar no Rio, e a elétrica pretendo usar nos passeios de fim de semana pelo bairro ou por onde puder encontrar lugares lindos como este aqui em Paracambi - disse a dona de casa, que mora a cerca de um quilômetro da estação de Édson Passos, em Mesquita.




Estações ferroviárias ganharão bicicletários

A SuperVia,com o apoio da Secretaria de Transportes, vai implantar ainda este ano bicicletários em cinco ou seis estações do ramal de Japeri, alguns com até 800 vagas. Devem ganhar esses equipamentos as estações de Paracambi, Lages, Japeri, Engenheiro Pedreira e Austin, segundo o presidente Carlos José Cunha.



- Estamos trabalhando para que este serviço seja gratuito para facilitar a integração bicicleta-trem. Acreditamos nessa integração, especialmente nessas áreas mais afastadas da Baixada, onde as pessoas não têm a mesma facilidade de transporte rodoviário como as que moram mais próximas do Centro do Rio - ressaltou Cunha.



Para facilitar a integração da bicicleta com os transportes coletivos, o governo estadual e as empresas parceiras garantem a entrada do veículo gratuitamente em dias e horários específicos, além de oferecer locais para a guarda das bicicletas em estações das barcas, metrô e trem.
fonte: Governo do Estado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário