terça-feira, 19 de junho de 2012

Rio+20: CET-Rio prevê problemas com suspensão da reversível na Av. Niemeyer


A presidente da CET-Rio, Cláudia Secin, informou que há possibilidade de novos congestionamentos nesta quarta-feira com a suspensão da faixa reversível da Av. Niemeyer. Na manhã desta terça-feira, motoristas enfrentam cerca de 12 km de congestionamento na Linha Vermelha devido à implantação de esquema especial na via, com uma faixa reservada às delegações e veículos oficiais.
“Quem insistir em usar a Niemeyer vai ficar engarrafado, porque em vários momentos haverá passagem de comitivas na via. Com isso, a Autoestrada Lagoa-Barra sofrerá com o aumento de trânsito. Quem circular de carro vai ter que ter paciência. É impossível ter 134 chefes de estado chegando e se deslocando em vários pontos da cidade sem ter impactos no trânsito”, declarou Cláudia Secin, que reforçou a importância de evitar os locais por onde passarão as comitivas. “Os motoristas devem evitar sair de carro e optar pelo transporte público”, completou.
Manhã caótica na Linha Vermelha
Motoristas que seguiam em direção ao Centro do Rio enfrentaram forte congestionamento na Linha Vermelha na manhã desta terça-feira, primeiro dia de implantação da faixa exclusiva dedicada a passagem de comitivas de chefes de Estado da Rio+20 na via.


A faixa, demarcada por cones, foi posicionada à esquerda da pista que segue em direção ao Centro, entre a Ilha do Governador e o acesso ao Viaduto Professor Mario Henrique Simonsen. O congestionamento na Linha Vermelha já tem mais de 12 km de extensão. Segundo a CET-Rio, a intervenção no tráfego se estenderá até a noite da próxima quarta-feira. A Companhia informou que não foram registrados acidentes na Linha Vermelha até o momento. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, o trânsito é intenso e há vários pontos de retenção, como na altura da Linha Amarela e nas proximidades do aeroporto, no centido Centro.
Já pela manhã era grande a movimentação de comitivas de carros e vans oficiais na via. Devido ao grande congestionamento, há muitos vendedores ambulantes atuando na Linha Vermelha.
O momento mais crítico na via expressa foi entre as 6h30 e 8h30 da manhã, o que já era esperado, segundo a presidente da CET-Rio, Cláudia Secin. “Os motoristas continuaram acessando a via e não optaram pelo transporte público. O fluxo não diminuiu e a perda de capacidade com a faixa exclusiva causou retenção além do normal, mas dentro do que já era esperado.”
Durante o período da manhã, foi possível observar que muitos motoristas e motociclistas invadiram a faixa exclusiva da via. Segundo a presidente, os que não respeitaram a faixa serão punidos. “Ainda não há um balanço, mas o trajeto está sendo monitorado por câmeras e operadores da CET-Rio e quem invadiu será multado.”



Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário