terça-feira, 19 de junho de 2012

Chilenos conhecem modelo de empreendedorismo do Brasil

Se o objetivo é conhecer empresas brasileiras que atuam na reparação automotiva, então o destino é Teresópolis (RJ). Mais precisamente, as 25 oficinas que formam o Núcleo Estadual Automotivo da cidade serrana. Foi lá que dois estudantes e um professor chileno, da região de Coquimbo, estiveram no mês de maio, levados pelo Sebrae. Ignácio Morales e Sergio Hernandez ganharam a viagem ao conquistar a quinta edição de um concurso de empreendedorismo para alunos de escolas técnicas, promovido pela Fundação Del Río Arteaga, do Chile.
Em Teresópolis, os vizinhos sul-americanos foram apresentados ao modelo de desenvolvimento conjunto do setor automotivo, que recebe orientação do Sebrae há oito anos. E ficaram surpresos. “Eles se impressionaram com a ação cooperativada das empresas. Para os chilenos, empreendimentos teoricamente concorrentes atuarem em parceria com o objetivo de diminuir custos e melhorar a competitividade é novidade”, conta Karen Sitta, analista da Carteira de Serviços do Sebrae Nacional, que acompanhou a missão chilena no Rio de Janeiro.
Antes mesmo de subir a serra fluminense, o grupo conheceu o modelo de atuação do Sebrae na promoção das micro e pequenas empreas (MPE) e as ferramentas utilizadas pela instituição. “O Sebrae é referência de empreendedorismo para toda a América Latina. O intercâmbio com os vizinhos é muito importante para o desenvolvimento da região”, avalia a analista da Área Internacional do Sebrae Nacional, Juliana Mee.
Um dos pontos altos da visita foi quando o grupo conheceu detalhes do Desafio Sebrae, o jogo que estimula o empreendedorismo entre jovens universitários e que alcançou a marca de um milhão de inscrições neste mês. “Quando mostramos a eles que o Sebrae atua com força para promover o empreendedorismo entre os jovens, eles ficaram encantados”, conta Karen Sitta.
No ultimo dia de visita, os chilenos visitaram a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para conhecer a incubadora de empresas da instituição. Eles foram apresentados também ao ônibus elétrico, que não polui e será usado para transporte de delegações internacionais durante a Rio+20, a conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece em junho, na cidade do Rio de Janeiro.
Os jovens estudantes chilenos conquistaram o direito de vir ao Brasil graças aos projetos inovadores que apresentaram no Chile. O vencedor foi o estudante Ignácio Morales, que criou um dispositivo para desarmar o sistema elétrico de um automóvel com um simples telefonema. O segundo lugar ficou com o estudante Sergio Hernandez, autor da ideia de energizar os brinquedos ao alterar as baterias de lítio, permitindo o recarregamento em painéis solares.
Fonte: Agência Sebrae

                                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário