terça-feira, 24 de julho de 2012

22ª Bienal do Livro chega a São Paulo



Inspirada pelo tema “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas”, a Câmara Brasileira do Livro preparou para a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 9 a 19 de agosto, uma série de atrações para a comunidade escolar.
Além de entrada gratuita, educadores e estudantes vão poder disfrutar de programação especial voltada para a literatura e promoção da leitura.
Confira!
Atividades lúdicas e interativas comandadas pela equipe do Canal Futura
Com a proposta de compartilhar leituras de palavras, sons e imagens em diferentes estilos narrativos. Entre os temas, destacam-se contos africanos e afro-brasileiros, o uso da língua e suas infinitas possibilidades, criação literária movida à música, encenação de textos, sonhos ou fantasias, experimentos literários ligados à natureza ou à ciência e a escolha de livros, que convida a explorar ligações afetivas com as obras literárias.
Oficinas das 17hs
Com palestras de professores autores destinadas a motivar o leitor no professor e a ampliar o uso do livro em sala de aula. Como: “Ser leitor, que diferença faz?” (Luzia de Maria Rodrigues Reis, no dia 10/8,),“Estratégias de leitura”(Marisa Lajolo, no dia 13/8), “A leitura na vida do professor” (Ester Calland Souza Rosa, dia 14/8, 17hs) ou “A leitura na era digital” (Anna Carmem de Souza Pimental, no dia 19/8).

Visitação escolar
Inúmeras escolas já estão programando suas visitas dentro do período reservado de 13 a 17 de agosto. O agendamento deve ser feito no site da Bienal (www.bienaldolivrosp.com.br), preenchendo-se um cadastro de inscrição.
Lembrando que é imprescindível a instituição de ensino garantir um professor acompanhante para cada grupo de 40 alunos visitantes. Cheque essa e outras informações no link: http://www.bienaldolivrosp.com.br/Visitar/Visitacao-Escolar/ .
Homenageados


Saiba quem são os homenageados desta edição:


Jorge Amado – O ano de 2012 comemora o centenário de Jorge Amado. A obra deste renomado autor brasileiro já foi publicada em mais de cinquenta países e adaptada para o rádio, cinema, televisão e teatro, transformando seus personagens em parte indissociável da vida brasileira. Foi o escritor brasileiro mais traduzido no exterior.


Nelson Rodrigues – Em 2012, também é celebrado o centenário de nascimento do escritor, jornalista e cronista Nelson Rodrigues, considerado o maior dramaturgo do nosso país. Escreveu 17 peças, centenas de contos e nove romances.

Semana de Arte Moderna de 1922 – A inauguração do movimento modernista brasileiro, que aconteceu de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal, em São Paulo, completa 90 anos. Também foi chamada de Semana de 22 e cada dia ocupou-se de um tema ligado a pintura, escultura, poesia, literatura e música. Participaram da Semana nomes como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tácito de Almeida e Di Cavalcanti, dentre outros.
Serviço Bienal

De 9 a 19 de Agosto de 2012
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – CEP 02012-021 São Paulo – SP

Horário de Visitação:

de 9 a 18 de agosto, das 10h às 22h
dia 19 de agosto, das 10h às 20h, com entrada até às 18h
Valor do ingresso: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)
Venda antecipada: pelos sites www.bienaldolivrosp.com.br e www.ingressorapido.com.br; livrarias Fnac de todo o Brasil (na Fnac de Pinheiros, sem taxa de conveniência).

Entrada gratuita: professores, profissionais da cadeia produtiva do livro, bibliotecários, estudantes inscritos pelo sistema de visitação escolar programada, maiores de 60 anos e crianças com até 12 anos, mediante apresentação de documento comprobatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário