sexta-feira, 27 de julho de 2012

Professor da rede estadual de ensino é selecionado para um dos maiores laboratórios de Física do mundo, na Suíça



O professor de Física Almir Guedes dos Santos, do Colégio Estadual Marechal João Baptista de Mattos, em Acari, foi selecionado para participar da Escola de Física do CERN (European Organization for Nuclear Research), um dos maiores laboratórios de pesquisa no setor do mundo. O treinamento acontece no próximo mês, em Genebra, na Suíça.

- Essa oportunidade representa a realização de um sonho enquanto professor. Do ponto de vista educacional, será um trabalho muito valioso, pois poderei fazer cursos sobre tópicos de Física Moderna; conhecerei as instalações do CERN; e ainda terei a chance de trocar experiências, conhecimentos e iniciativas com outros docentes das mais diversas partes do mundo – conta Almir.

Segundo o professor, a participação no CERN 2012 será uma grande oportunidade de aumentar e aprofundar o conhecimento, além de poder passar isso para seus alunos, melhorando e estimulando a forma de ensinar a disciplina.

- Vou aproveitar para aprofundar alguns conhecimentos de Física Moderna para poder passar, didaticamente, tudo isso aos meus alunos de Ensino Médio e Nível Superior que, assim como eu, possuem interesses e curiosidades. Vou poder colocar em prática, dentro de sala, tudo o eles só veem pela televisão ou pelos livros didáticos. Vai ser muito enriquecedor – ressalta.

Almir, que passou por uma seleção feita pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) junto a outros docentes de Física de todo o Brasil, foi contemplado e terá a viagem totalmente financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).


CERN

O CERN, dentre os mais diversos programas, mantém esse de Educação, destinado a professores de diversos países, onde todos têm a oportunidade de visitar instalações e laboratórios, além de oferecer cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes.

A ida de professores brasileiros é coordenada pela SBF, por meio da Secretaria para Assuntos de Ensino, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Esse encontro é financiado pela Diretoria de Educação Básica Presencial da Capes.

Professores brasileiros têm ido ao CERN, no Programa original dos Professores Portugueses, graças à oportunidade gerada pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas - em Lisboa) de Portugal, que abriu a possibilidade de participação de docentes de outros países de língua portuguesa na Escola de Física do CERN que, originalmente, era restrita a professores portugueses. O projeto é coordenado, junto ao CERN, pelo professor Pedro Abreu, do LIP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário