terça-feira, 24 de julho de 2012

CAMPANHA CONTRA HEPATITES VIRAIS SERÁ REALIZADA NOS DIAS 26 E 27



A Secretaria de Estado de Saúde promove nos próximos dias 26 e 27 a campanha “Fique Sabendo", pelo Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Serão realizados testes de triagem para as hepatites B e C na Praça Tiradentes, no Centro, das 10h às 17h. A expectativa é realizar cerca de 300 exames durante os dias da campanha.


De acordo com Clarice Gdalevici, da Coordenação Estadual de Hepatites Virais Gerência DST/AIDS/ Sangue e hemoderivados, os testes consistem na punção digital (furo do dedo para colher gotas de sangue) para verificar a presença dos vírus da hepatite B e dos anticorpos contra a hepatite C.


- O Ministério da Saúde autorizou a utilização dos testes rápidos de hepatite como testes de triagem. Eles têm boa sensibilidade e especificidade, mas ainda tem que ser confirmados por sorologia no laboratório para critério de diagnóstico. Portanto, se o teste der positivo, o paciente deverá ser submetido ao teste convencional de laboratório. Se o indivíduo autorizar, será colhida nova amostra na hora para enviar ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) - explica Clarice Gdalevici.


A doença
 

Os vírus das hepatites são denominados pelas letras A, B, C, D e E e são responsáveis pela inflamação do fígado. Eles podem provocar hepatites agudas, fulminantes ou crônicas. A doença representa um grave problema de saúde pública mundial. Estima-se que existam mais de 350 milhões de portadores da hepatite do tipo B e 180 milhões de hepatite do tipo C em todo o mundo.


Na Região Sudeste, os números apontam cerca de 300 mil infectados com o vírus da hepatite C e 130 mil contaminados com o da hepatite B.


- Diante do alto índice de infecção, a campanha tem também como objetivo estimular a vacinação contra a Hepatite B e a realização de testes para o diagnóstico precoce dos portadores do vírus B e C desses dois tipos virais. A informação, conjugada com a prevenção, é uma das melhores formas de evitar complicações no fígado, como cirrose e câncer - afirma Clarice Gdalevici.



Profissionais do Serviço Social do Comércio (SESC) também estarão no local como apoiadores, distribuindo material, informações e promovendo dinâmicas de grupo sobre a campanha.


Indivíduos entre 40 a 65 anos são os mais indicados para a realização do teste para hepatite C. Quanto ao teste para detectar o vírus C, a faixa etária mais acometida é a partir dos 25 anos. A vacinação contra hepatite B é recomendada para adolescentes e adultos até 29 anos e deve ser feita nos postos de saúde.

Governo do Estado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário