terça-feira, 24 de julho de 2012

Três Rios abre as cortinas



Multifestival de Teatro leva programação artística de peso à cidade do interior do Rio



O melhor da produção de teatro nacional conquista o município de Três Rios, no centro sul do estado, em uma semana de troca intensa de experiências performáticas. Entre os dias 21 e 28/7, a 2ª edição do OffRio ‐ Multifestival de Teatro de Três Rios oferece uma programação com mais de 50 atrações espalhadas por toda a pacata cidade, preparada para receber cerca de 300 artistas e técnicos de várias regiões do país.



Espetáculos elogiados pela crítica, performances e intervenções em espaços públicos, esquetes, oficinas e debates estarão presentes na aguardada mostra, que contribui para alavancar o interior do Rio de Janeiro como um importante polo de cultura do país. Os atores Leonardo Brício (As cochambranças de Quaderna), Maria Maya (Obituário ideal) e Alessandra Colassanti (AntiClássico), entre outros, dividem a rotina de apresentações com companhias consagradas, como a Armazém Cia de Teatro (Toda nudez será castigada), e outras mais jovens, como a Teatro Inominável (Sinfonia sonho).


Cidade de novela com atmosfera teatral


De acordo com Rodrigo Portella, coordenador geral do festival e trirriense orgulhoso, o intercâmbio de vivências artísticas promovido pelo OffRio é positivo tanto para a prática de teatro local como para os moradores do município e os artistas visitantes. “O Multifestival tem dois conceitos principais. O primeiro deles é abrir uma discussão sobre o trabalho teatral no interior. Queremos diminuir o papel da região de ‘trajeto’ e desenvolver a postura de ‘produtor’ cultural. O segundo é o caráter de diversidade da mostra. Na sessão competitiva ‘Cenas curtas’, apresentamos artistas estreantes, alguns deles estão, inclusive, realizando seus primeiros trabalhos”, explica Rodrigo.



O júri do Festival de Três Rios deste ano é composto pelos atores José Facury Helui, Armando Babaioff, Verônica Rocha e Tales Coutinho. Como novidade, o projeto recebe críticos teatrais especializados para acompanhar o circuito de espetáculos. “Um dos diferencias desta edição é a presença das jornalistas Dinah Cesare e Mariana Barcelos, que trabalham na revista eletrônica Questão de Crítica”, reforça o coordenador.


A expectativa da organização é de que o evento atraia 10 mil espectadores, superando o público do ano passado. “Os habitantes do município prestigiam a mostra porque se interessam bastante por teatro. Fora isso, a cidade já está com mais de 300 diárias reservadas para o festival, muito por conta das oficinas que oferecemos gratuitamente. É bacana poder ver a cultura proporcionar desenvolvimento turístico e econômico”, observa Rodrigo, que ainda descreve Três Rios como uma cidade típica de novela – "do tipo da de Roque Santeiro" –, onde tudo acontece em torno da praça principal, a aconchegante Praça São Sebastião.


A abertura do festival acontece neste sábado, às 20h, com a comédia inédita de Ariano Suassuna Cochambranças de Quaderna, dirigida por Inês Viana, que também visita o município. A peça tem músicas executadas ao vivo e promete divertir a plateia. A retirada dos ingressos de todos os espetáculos da mostra pode ser realizada gratuitamente no recém-reformado Teatro Celso Peçanha, principal palco da cidade. O Multifestival é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Três Rios, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
 

Confira a programação completa do festival OffRio aqui.

Colaboração de Camila Lamha/ cutura RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário