terça-feira, 7 de agosto de 2012

ALERJ DÁ A LARGADA PARA A ETAPA FINAL DO PARLAMENTO JUVENIL 2012





A última etapa do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio (PJ-Alerj) terá início nesta terça-feira (07/08), com sessão plenária no Palácio Tiradentes, às 10h. Até sexta-feira (10/08), 92 alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de rede estadual participarão da sexta edição do Parlamento Juvenil, que, este ano, teve tema livre para a apresentação dos projetos de lei nos polos regionais. Na Alerj, os parlamentares juvenis vão atuar como deputados, realizando audiências, debatendo e votando em plenário.
“São projetos dessa natureza que fazem com que a juventude possa debater sobre seus ideais e expectativas. Muitos jovens parlamentares saem dos encontros e ingressam na vida pública a favor de suas comunidades”, destacou o presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB). Durante a primeira fase do projeto, foram realizadas eleições em mais de 1.500 escolas estaduais.
Os estudantes foram selecionados entre alunos que têm entre 13 e 21 anos de idade. Realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação desde a sua primeira edição, o Parlamento Juvenil tem como objetivo incentivar o debate político entre os jovens estudantes da rede pública estadual, estimulando o sentido de cidadania e criando uma consciência crítica. Apenas os projetos de três parlamentares serão aprovados e encaminhados para apreciação do governador Sérgio Cabral.
Programação:

Dia 06/08 (segunda-feira)
17h – Auditório Senador Nelson Carneiro, no Palácio XXIII de Julho, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes – Reunião com os coordenadores do projeto
Dia 07/08 (terça-feira)
9h – Plenário Barbosa Lima Sobrinho, Palácio Tiradentes – ABERTURA
12h – Eleição da Mesa Diretora do Parlamento Juvenil
13h – Almoço
14h – Auditório Senador Nelson Carneiro – Apresentação de projetos
Dia 08/08 (quarta-feira)
10h – Sala das Comissões e Biblioteca do Palácio Tiradentes – Trabalho nas Comissões
14h – Almoço
15h – Auditório Senador Nelson Carneiro – Tribuna Livre
Dia 9/08 (quinta-feira)
10h – Atividade Cultural – VISITA GUIADA ao Palácio Tiradentes (metade do grupo)
15h – Atividade Cultural – VISITA GUIADA ao Palácio Tiradentes (metade do grupo)
Dia 10/08 (sexta-feira)
10h – Plenário Barbosa Lima Sobrinho – Plenária Final com a Votação dos projetos
Sobre o Parlamento Juvenil
Criado em 1998, o Parlamento Juvenil é um projeto da Alerj em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e envolve as escolas estaduais de todos os municípios do estado. O objetivo é a formação política dos jovens com intenção apartidária e totalmente autônoma. O projeto segue os mesmos moldes de um parlamento convencional, com direito à escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário. Durante uma semana, os estudantes passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria.
As eleições se dão em duas fases: o primeiro turno ocorre dentro das escolas. Todas as turmas podem participar e apresentar seus candidatos. Nesta fase é escolhido o candidato que vai representar cada escola. No segundo turno a disputa se dá entre os candidatos das escolas participantes. No final são eleitos 92 estudantes, um por município.
(texto de Symone Munay)/Alerj

Nenhum comentário:

Postar um comentário