sábado, 11 de agosto de 2012

MERENDA SAUDÁVEL BENEFICIA ESTUDANTES E AGRICULTORES



Produtores rurais vão fornecer alimentos para 1 milhão de alunos do Estado

O cardápio da merenda de mais de 1 milhão de alunos das 1.358 escolas estaduais do Rio será enriquecido com frutas,
verduras, peixe e cereais produzidos por agricultores familiares. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com as secretarias de Agricultura e de Educação, também irá aquecer a economia rural.

– Queremos dar um padrão à merenda e fazer com que haja um maior acompanhamento nutricional dos estudantes da rede estadual de ensino – afirmou o secretário de Educação, Wilson Risolia.

A partir da próxima segunda-feira (13/8), agricultores familiares de todos os municípios fluminenses poderão se inscrever na segunda chamada pública para fornecer às unidades escolares produtos de qualidade até o fim do ano letivo. A primeira chamada aconteceu em 2011.

– Ganham os alunos, com a oferta de alimentos frescos e saudáveis, e os agricultores, com a abertura de mais um canal para a comercialização de seus produtos e a geração de renda no campo – explicou o secretário de Agricultura,
Alberto Mofati.

As escolas da rede estadual estão passando por adaptações para garantir que 30% do total dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sejam utilizados na aquisição de alimentos da agricultura familiar, com limite de venda de R$ 20 mil. Com a iniciativa, agricultores como Elaine Alves, que produz bananada em Paraty, têm conseguido aumentar e aperfeiçoar a produção.

– Estamos tendo uma oportunidade muito boa de mostrar o nosso produto para todo o Estado do Rio – disse Elaine.

Alunos mais conscientes

A agricultura familiar amplia a oferta de frutas, legumes e hortaliças, contribuindo para a adoção de hábitos alimentares adequados que promovam a saúde e a qualidade de vida dos alunos. Essas ações têm o intuito de reverter os índices de estudantes com excesso de peso, que vêm aumentando no País, seguindo tendência mundial.

Os alunos do Ciep Roberto Burle Marx, na Ilha de Guaratiba estão se acostumando ao cardápio mais saudável.

– Acho muito bom poder comer produtos frescos e saudáveis. Estou começando a gostar de verduras e legumes. Está fazendo bem para a minha saúde – disse Karoline Medeiros, aluna do 1° ano do Ensino Médio.



Governo do estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário