terça-feira, 7 de agosto de 2012

Notícias de Teresópolis nos principais jornais do Rio - 7/08


União tem plano para reduzir vítimas de desastres naturais (O Globo 07/08/2012)



RIO - Um ano e meio depois da maior tragédia climática do Brasil, na Região Serrana no Rio, o governo federal lança na quarta-feira o Plano Nacional de Gestão de Riscos de Desastres Naturais, com meta de reduzir o número de vítimas em eventos como enchentes, desmoronamentos e seca. As ações adotadas na Região Serrana do Rio, no início de 2011, com aperfeiçoamentos, serão referência nacional. Um sistema implantado no Rio que deverá ser replicado pelo país é a transferência de unidades móveis de saúde para as regiões afetadas. Também a “sala de situação”, que reuniu num mesmo lugar todos os órgãos envolvidos na tragédia, em janeiro do ano passado, deverá ser tomada como modelo para ações em situação de crise. Entre os 290 municípios enquadrados no plano, 37 são no Rio.

O plano, que envolve verbas de R$ 14,8 bilhões — dos quais R$ 12 bilhões para obras de prevenção, como drenagem, contenção de encostas e saneamento — não engloba novos recursos, além dos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mas a União vê como importante a coordenação entre o mapeamento das áreas de risco (do Serviço Geológico do Brasil e da Agência Nacional de Águas), o monitoramento do clima (do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e o alerta à população (feito pela Defesa Civil).

Já a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República informou que três Centros de Referência em Direitos Humanos vão participar de uma força-tarefa para tentar localizar os mais de 191 desaparecidos na tragédia das chuvas na Região Serrana, como mostrou o jornal “Extra" no domingo. A primeira reunião para organizar equipe e logística será amanhã. O trabalho será feito com o estado. Os centros darão assistência jurídica e psicossocial a vitimas e parentes de desaparecidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário