quinta-feira, 9 de agosto de 2012

SELO “FEITO NA SERRA CARIOCA” É RELANÇADO NA FEVEST


Marca foi criada a partir de ação da secretaria estadual de Desenvolvimento

O selo “Feito na Serra Carioca” foi relançado nesta segunda-feira (dia 6), na Fevest – feira de moda íntima, praia e fitness, em Nova Friburgo. A iniciativa teve como objetivo aprofundar a divulgação da marca no setor de lingerie e difundi-la entre outras áreas da economia serrana, como a metalmecânica e a de hotéis e restaurantes. A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, participou do relançamento do selo, promovido pela secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços em parceria com o Sebrae-RJ.



- O relançamento do selo tem um significado especial, o novo subtítulo da marca: “Quem compra se apaixona”. O nosso objetivo é deixar claro para o comprador a origem do produto. Muitas vezes, o comprador quer um produto da região. Dessa forma, torna-se mais fácil identificá-lo – destacou a subsecretária estadual de Comércio e Serviços.



A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico encomendou a tarefa de criação do selo ao designer Ricardo Leite – da Crama Design – e detém o registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).



O selo já havia sido difundido entre empresas do setor de confecções, sendo que 52 indústrias de vestuário vem usando a marca. Uma pesquisa feita com esses estabelecimentos revelou, de início, que a maioria dos estabelecimentos (71%) verificou um aumento da visibilidade do nome da empresa. Entre as indústrias pesquisadas, o maior uso do selo foi na forma adesiva (29%). E das empresas que aderiram ao selo, 50% estão em Friburgo, 42% em Petrópolis e 8% em Teresópolis.



Em Friburgo, a indústria de lingerie De Chelles, no bairro Ponte da Saudade, usou muito o selo após o lançamento, inclusive na forma adesiva. Nos últimos meses, a utilização da marca pela empresa limita-se à correspondência. O proprietário Paulo de Chelles avalia que o selo tem um grande potencial, já que, para o empresário, no exterior a imagem do estado do Rio de Janeiro é muito vinculada ao universo carioca.



- Esse selo é uma alavanca para os negócios, não só para o meu setor, mas para a região como um todo. Quando estou envolvido com algum trabalho de exportação, o selo funciona muito bem porque o Rio de Janeiro está me emprestando um nome muito forte – acrescenta o empresário, ex-presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Friburgo.



Em Friburgo,o selo está sendo utilizado por estabelecimentos de outros setores. A fábrica de esquadrias Sá Martins é uma delas. A empresa utiliza a marca desde o lançamento, no ano passado. Além de usar o selo em produtos, utiliza a marca nas propostas de venda que envia aos clientes – a maioria de Petrópolis, Rio e Búzios.


- Foi uma iniciativa elogiada pelos clientes. Fui parabenizada por isso. Enquanto o selo estiver vigorando, vou usá-lo – conta Viviane Martins, gerente-comercial da empresa, situada no bairro de Olaria.



Outro estabelecimento que utiliza o selo é o Atelier Luciana King – de arranjos de flores secas e peças em ferro, no Cônego. O atelier vende mais para outros estados, principalmente São Paulo.



- Uso o selo desde que foi lançado. As pessoas ficam mais solidárias, e compram mais – revela a proprietária Luciana King, que usa mais o selo na forma eletrônica, para aplicação em documentos.



Em Petrópolis, a microempresa fabricante de biscoito de polvilho salgado Barcellos em vem usando selo desde o lançamento da marca. Segundo o proprietário, Rodrigo Barcellos, nos primeiros meses, houve um aumento nas vendas de cerca de 12%, por causa do uso do selo impresso na etiqueta do biscoito. A maior parte da produção – 80% - é fornecida para bares, mercados e padarias de Petrópolis.



Rodrigo acredita que sua empresa foi a primeira de Petrópolis a usar o selo. Para ele, a marca é muito importante. A empresa emprega cinco funcionários.



Com 15 funcionários e situada no distrito de Cascatinha, também em Petrópolis, a Mel Pão também vem usando o selo desde o lançamento. A proprietária Patrícia Fernandes verificou, no início, um aumento na venda apenas de alguns produtos que receberam o selo, mas não soube mensurar a variação. Hoje, o selo é impresso na embalagem de todos os produtos.



A Mel Pão fabrica pães de forma, integral e para cachorro quente. A produção é vendida para Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Sapucaia. Minimercados, mercearias e padarias são os clientes, segundo a proprietária da empresa.


Fonte: Governo do Rj

Nenhum comentário:

Postar um comentário