sábado, 11 de agosto de 2012

Portal do Futuro abre 300 vagas para jovens que querem se preparar para o primeiro emprego



Inscrições vão até 17 de agosto
O Senac oferece, pelo programa Portal do Futuro, a oportunidade para jovens de baixa renda se prepararem para suas primeiras experiências profissionais. O programa pedagógico desenvolve competências que vão ser o diferencial na busca por uma colocação no mercado de trabalho.
Com aulas de cidadania, artes, além de vivência profissional em uma empresa, o projeto social abre mais 300 vagas em 2012 para quem tem entre 16 e 22 anos de idade. Para incrementar o currículo, os alunos recebem, ainda, capacitação em hospitalidade visando aos grandes eventos internacionais que o Rio de Janeiro sediará a partir do ano que vem.

A gerente de Responsabilidade Social do Senac do Rio de Janeiro, Ana Paula Nunes, explica a iniciativa: “Muito mais que capacitar profissionalmente, o programa busca modificar a realidade destes jovens para transformá-los em profissionais com competências que o mercado de trabalho identifica como diferencial. Uma pesquisa da Fecomércio-RJ, encomendada pelo Senac-RJ em 2011, mostrou que 97% dos alunos egressos do programa declararam ter percebido mudança em suas vidas profissionais e revelou – ainda – que a taxa de empregabilidade do Portal do Futuro é de 73%. Esta é a segunda turma do ano. Estamos atentos ao crescimento econômico do estado e aos megaeventos que estão por vir. Por isto, para complementar o programa oferecemos cursos na área de hospitalidade”.
Como se inscrever
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de agosto em uma das oito unidades do Senac no Rio que receberão o Portal do Futuro. Os cursos disponíveis são de agente de viagens, organizador de eventos e de recepção em meios de hospedagem. Para participar, é necessário ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos e cursar pelo menos o 1º ano do ensino médio. Na inscrição, o candidato deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência (menores de 16 devem apresentar, ainda, documentação do responsável). Após essa etapa, há um processo de seleção. As aulas começam no dia 27 de agosto.
Sobre o programa
O Portal do Futuro existe desde 2000 e já formou mais de seis mil pessoas. O objetivo é atuar junto ao jovem para transformá-lo no convívio social e na vida profissional. Para isto, além da programação pedagógica e do acompanhamento dos alunos por coordenadores-docentes especializados durante todo este processo, há um curso de capacitação profissional ao fim do programa.

Durante sete meses, os alunos têm 316 horas de aulas distribuídas em oficinas que compõem três projetos (Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional). Na primeira fase, atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro. Na etapa seguinte os focos são direitos e deveres, bem como o papel do indivíduo nas comunidades em que vivem. Na terceira fase, o aluno desenvolve competências profissionais, como espírito de equipe, inovação, liderança e foco em resultados.
Após esta etapa, os jovens terão 160 horas de capacitação profissional no curso escolhido da área de turismo. Para ficarem mais preparados para os eventos internacionais eles receberão 60 horas de aulas de inglês. Neste período, serão realizadas palestras com profissionais renomados e visitas guiadas a hotéis, restaurantes e bastidores de eventos. Por fim, o aluno passa por vivência em empresas para observar o cotidiano de trabalho ou podem já ser encaminhados para oportunidades de emprego pelo Click Oportunidades, programa do Senac no Rio de Janeiro.

Mais informações no portal do Senac (www.rj.senac.br) ou pelo Disque Senac (4002-2002).
Unidades:
Bonsucesso – Rua Dona Isabel, 700 (agente de viagens)
Botafogo – Rua Bambina, 107 (organizador de eventos)
Campo Grande – Rua Barcelos Domingos, 58 (organizador de eventos)
Copacabana – Rua Pompeu Loureiro, 45 (recepção em meios de hospedagem)
Irajá – Rua Emiliano Felipe, 173 (recepção em meios de hospedagem e organizador de eventos)
Petrópolis – Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro (recepção em meios de hospedagem)
Resende - Rua Sarkis José Sarkis, 80 – Jardim Jalisco (recepção em meios de hospedagem)
Riachuelo (Centro Politécnico) – Rua 24 de Maio, 543 (recepção em meios de hospedagem e agente de viagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário