quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Ações de educação ambiental vão movimentar a 11ª edição do evento “Do Leme ao Pontal” no Recreio dos Bandeirantes




Ascom SEA/Inea

Quando: Sábado (21/11), das 8 às 18 horas
Onde: Praça Tim Maia, posto 12, Recreio dos Bandeirantes

A Praça Tim Maia, no posto 12, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, vai abrigar neste sábado (21/11), a partir das 8 horas, várias atrações de educação e preservação ambiental que visam sensibilizar a população e turistas para a questão do lançamento de resíduos na orla e a importância de se preservar o ambiente marinho para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

As ações fazem parte da 11ª edição “Do Leme ao Pontal - Consciência Ambiental”, uma iniciativa da Associação dos Pescadores do Recreio dos Bandeirantes, com apoio da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com Furnas Centrais Elétricas.

Durante o evento, o público vai poder conferir os benefícios da destinação adequada do óleo de cozinha usado, e saber como é o processo do seu reaproveitamento na produção de sabão.  O Programa de reciclagem de Óleo Vegetal (Prove), da SEA, incentiva a população a reutilizar o produto, que é um dos grandes vilões da poluição de rios, lagos e lagoas.  

Já a Casa Sustentável de Furnas promete atrair um grande número de pessoas com os ensinamentos sobre o consumo consciente de energia. Atividades lúdicas também serão apresentadas, como um jogo da memória com peças em tamanho gigante com dicas importantes sobre consumo de energia. 

Várias outras atrações estão programadas como apresentações musicais e atividades de esporte e lazer.

“Do Leme ao Pontal – consciência ambiental” surgiu em 2004 a partir da iniciativa dos pescadores  Luiz Cláudio Gonzaga e Carlos Saraiva que sentiram a necessidade de conscientizar a população para a preservação do ambiente marinho. O nome do evento é uma homenagem ao cantor Tim Maia, que foi morador do Recreio e amante do litoral carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário