terça-feira, 17 de novembro de 2015

Consultas públicas sobre Refúgio de Vida Silvestre serão realizadas em quatro municípios




Objetivo é proteger espécies ameaçadas do rio Paraíba do Sul e contribuir para manutenção dos recursos hídricos

Ascom SEA/Inea

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai realizar quatro consultas públicas, nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/11), sobre a criação do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Estadual do Médio Paraíba. As consultas serão realizadas em Valença, Três Rios, Resende e Volta Redonda, que estão entre os 13 municípios beneficiados com a nova unidade de conservação.

A primeira consulta acontece no dia 18, às 10h, em Valença, na Fundação Cultural Léa Pentagna (Rua Zito Pentagna, 213 – Benfica). No mesmo dia, às 17h, será a vez da reunião em Três Rios, na Escola Municipal Américo Silva (Avenida Alberto Lavinas – Centro).

No dia 19, às 10h, a consulta vai ser realizada em Resende, na Avenida Coronel Professor Antonio Esteves, 1 – Campo de Aviação e, às 17h, em Volta Redonda, no Colégio Anglo-Americano (Rua Dionéia de Andrade Faria, 209 – Aterrado).

O Refúgio de Vida Silvestre é uma unidade de conservação de proteção integral. Seu objetivo é a proteção de ambientes naturais nos quais sejam asseguradas as condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

A unidade vai abranger áreas dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Rio das Flores, Paraíba do Sul e Três Rios.

Além da proteção das espécies ameaçadas da região do Médio Paraíba do Sul e a manutenção dos recursos hídricos, a criação do RVS tem como objetivos a restauração ecológica e a gestão do uso e ocupação do solo na unidade de conservação e seu entorno. Ao aliar a conservação da biodiversidade ao desenvolvimento sustentável da região, o refúgio também trará como benefícios o incremento de atividades de turismo, lazer, cultura e educação ambiental.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Gerência de Unidades de Conservação (Inea/Geuc) pelo telefone (21) 2332-5515, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. As contribuições também podem ser enviadas para o e-mail geuc.inea@gmail.com.

Programação
18 de novembro
Valença
Local: Fundação Cultural Léa Pentagna, na Rua Zito Pentagna, 213, Benfica
Horário: 10 horas
Três Rios
Local: Escola Municipal Américo Silva (Espaço Leonel Brizola), na Av. Alberto Lavinas, s/no, Centro
Horário: 17 horas

19 de novembro
Resende
Local: Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, 1, Campo de Aviação
Horário: 10 horas
Volta Redonda
Local: Colégio Anglo-Americano, na Rua Dionéia de Andrade Faria, 209, Aterrado
Horário: 17 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário