terça-feira, 17 de novembro de 2015

Comissão de Saúde vai apurar problemas no Hemonúcleo Teresópolis


Comissão de Saúde vai apurar problemas no Hemonúcleo Teresópolis

        A Câmara Municipal de Teresópolis recebeu na manhã desta terça-feira, 17.10, durante Sessão Ordinária, a responsável pelo Hemonúcleo de Teresópolis Jéssica de Souza Campos. A hematologista elencou todas as dificuldades de manutenção da estrutura técnica do setor, que está sem captar doação de sangue desde o início do mês de novembro.
        Segundo Jéssica Campos, o Hemonúcleo Teresópolis é referência na qualidade da equipe técnica, no procedimento dentro das normas exigidas por diversos órgãos, no entanto, teve que suspender o atendimento por falta de equipamentos e segurança no manuseio e armazenagem do sangue coletado.
        “É um impacto nossa unidade estar fechada”, alertou a médica aos transtornos causados não somente à cidade, mas a outros municípios. O Hemonúcleo Teresópolis é a única unidade que produz todas as bolsas do SUS da Região Serrana e atende municípios como Nova Friburgo, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto, São Jesus do Itabapoana e até mesmo Rio de Janeiro (Capital).
        Ao ser questionada pelo vereador Dr. Antônio Francisco (PP), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, sobre os gastos em atender outros municípios, a diretora do Hemonúcleo alegou que já tentou obter informações sobre o faturamento desses pactos intermunicipais. “Até hoje não consegui saber exatamente como funciona o repasse de verbas que Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto fazem a Teresópolis”, comentou Jéssica Campos explicando que todos os municípios repassam verba dependendo da demanda.
        “Outro questionamento que faço é por que a bolsa de sangue do SUS do Hospital São José é fornecida por um banco de sangue privado. O Hemonúcleo tem sangue só para fornecer para outros municípios que não são de minha responsabilidade e, ao mesmo tempo, nós, moradores de Teresópolis, pagamos para o banco de sangue terceirizado as bolsas SUS do Hospital São José”, reclamou a diretora.
        “A Comissão de Saúde vai procurar resposta e solução para este problema”, afirmou o presidente da Comissão Dr. Antônio Francisco (PP).
        Entres outros problemas relatados: falta de um gerador de energia, a unidade não tem ar condicionado, falta de reagentes e falta da coleta do lixo infectante, ou seja, o sangue contaminado não é recolhido há pelo menos dois meses.
        “A Câmara de Vereadores pode pensar numa emenda ao orçamento de 2016 para garantir o funcionamento do Hemonúcleo com segurança”, sugeriu o presidente da Câmara, Maurício Lopes (PSL).

        “Quero parabenizar a doutora Jéssica pela coragem de colocar todo o problema na mesa para que esta Casa possa assumir toda a responsabilidade”, afirmou o vereador Serginho Pimentel (PRP).
        “Todos participamos nestas questões na Saúde. Infelizmente, nem tudo que discutimos e produzimos não conseguimos resultados com o Executivo. A gente pede desculpas por alguma eventual falha, mas pode ter certeza que estamos trabalhando”, afirmou o vereador Dr. Carlão (PMDB).
        “O secretário de Saúde tem que agir e ver estas falhas que estão acontecendo”, disse o vereador Dr. Habib (PMN).
        População de Teresópolis é elogiada pela solidariedade
        “A gente tem uma população extremamente solidária quando solicitada. Teresópolis coleta mais sangue do que a demanda“, exaltou a diretora. “Quando falta sangue na nossa unidade, eu posso garantir que é por falta de insumo, material ou equipamento. Não por falta de doador.”
        “A sua informação me enche de orgulho por saber que a nossa população, mesmo sofrida como tem sido nos últimos anos, não falta com a solidariedade na doação de sangue”, destacou o vereador Cláudio Mello (PT).
        A diretora Jéssica Campos foi acompanhada da sua equipe: Maria Júlia Veríssimo da Silva (auxiliar de enfermagem), Dinaurea dos Santos Moreira (bióloga), Renata Maria Junqueira (técnica em enfermagem), Miriam da Silva Carvalho (técnica em hemoterapia) e Regina Marinho (enfermeira).
        A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Teresópolis é formada pelos vereadores Dr. Antônio Francisco (presidente), Dedê da Barra (relator) e DaPonte (membro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário