São 22 mil títulos e documentos de temática ambiental reunidos nas novas instalações da Biblioteca Doutor Fausto Guimarães ou BCI (Biblioteca Central do Inea), reinaugurada nesta quinta-feira (19/11) no segundo piso do prédio da Rua Sacadura Cabral, 103. Totalmente repaginada e com serviços informatizados, a BCI, agora, fica numa área revitalizada da Zona Portuária, que é de acesso mais fácil para os funcionários da SEA/Inea e o público em geral.
A principal novidade é o software capaz de permitir a pesquisa por título, autor e assunto em todo o catálogo online da instituição, a partir do site do instituto -www.inea.rj.gov.br.
Quem já é cadastrado, além de consultar o acervo, poderá solicitar e renovar empréstimo, assim como fazer reservas, conhecer sua situação como usuário e acessar informações do material catalogado.
Para o secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, a BCI vai projetar o trabalho desenvolvido pelos colaboradores da SEA/Inea, “um patrimônio humano de reconhecida excelência. A nova Biblioteca Central do Inea será o canal de visibilidade, compartilhamento e disseminação do conhecimento técnico, tanto para o público interno como para o externo” - explicou André Corrêa.
Para o público externo, estará disponível, na biblioteca, a consulta ao conteúdo de livros, jornais, revistas, folhetos, estudos e relatórios de impacto e auditoria ambientais (EIAs/Rimas e RAAs), assim como o serviço de fotocópia.
Vinculada à Presidência do Inea, ela faz parte da Gerência de Informação e Acervo Técnico (Geiat) e atende a pesquisadores, consultores, empresários, integrantes de organizações não governamentais (ONGs), estudantes e qualquer interessado na temática ambiental.
- A biblioteca do Inea reúne um material precioso, que está à disposição não somente dos servidores, mas também do público em geral. Essa iniciativa faz parte de uma das principais diretrizes desta gestão, que é aproximar os servidores do órgão de todos os seus recursos – afirmou o presidente do Inea, Marcus Lima.
Entre os mais de 22 mil títulos e documentos, há publicações raras e só encontradas em seu catálogo, como as do antigo Instituto de Engenharia Sanitária e da Empresa de Saneamento da Guanabara, que deram origem à Feema e à Cedae. Destacam-se, ainda,as obras completas de Saturnino de Brito, engenheiro sanitarista que realizou alguns dos mais importantes estudos na área de saneamento básico e urbanismo no Estado do Rio, e uma vasta bibliografia sobre a Baía de Guanabara, o Rio Paraíba do Sul e a Lagoa Rodrigo de Freitas. O livro comemorativo aos 36 anos do Centro de Primatologia e o Inventário Florestal do Estado do Rio de Janeiro também estão disponíveis, no acervo.
A Biblioteca Central do Inea funciona de segunda a sexta-feira, entre 9h e 12:30 e das 14h às 17:30. Contatos também podem ser feitos pelos telefones 2334-8313 e 2334-8440 ou pelo e-mail biblioteca@inea.rj.gov.br.
|
Foto: Lourenço Eduardo/Inea
|
|
|
Novas instalações da biblioteca, no prédio da Rua Sacadura Cabral
Novas instalações da biblioteca, no prédio da Rua Sacadura Cabral
|
|
| | |
O presidente do Inea, Marcus Lima, e a Gerente de Informação e Acervo Técnico do instituto, Tânia Machado
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário