quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Biblioteca do Inea é reinaugurada em novo endereço na Gamboa

Livro comemorativo aos 36 anos do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro


Trabalho do sanitarista Saturnino de Brito, de 1943, faz parte do acervo histórico da BCI

Biblioteca do Inea é reinaugurada em novo endereço na Gamboa

Ascom SEA/Inea


A Biblioteca Central do Instituto Estadual do Ambiente (BCI) será reinaugurada nesta quinta-feira (19/11) em novo endereço: Rua Sacadura Cabral, 103. Repaginada e com serviços informatizados, a Biblioteca Doutor Fausto Guimarães passará a atender ao público em geral numa área mais central e revitalizada da Zona Portuária.
Uma das principais novidades da BCI é o software de gerenciamento capaz de permitir a qualquer usuário que acessar o site do Inea - www.inea.rj.gov.br – pesquisar por título, autor e assunto todo o catálogo online da instituição. “A mudança de endereço é significativa, porque vai funcionar numa área de fácil acesso para o público em geral, além de trazer a biblioteca para dentro do Instituto e, consequentemente, para perto dos servidores da Secretaria de Estado do Ambiente e do Inea” – ressalta o secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa. A BCI estava funcionando provisoriamente, desde 2013, em outro prédio mais distante no bairro da Gamboa.
São 22 mil títulos e documentos de temática ambiental. Para os funcionários da SEA/Inea já cadastrados, os serviços de internet vão ganhar mais recursos. Além de consultar o acervo, os usuários poderão solicitar e renovar empréstimos, além de fazer reservas, conhecer sua situação como usuários e acessar informações do material catalogado.
Para o público externo, estará disponível na biblioteca a consulta ao conteúdo de livros, jornais, revistas, folhetos, estudos e relatórios de impacto e auditoria ambientais (EIAs/Rimas e RAAs), assim como os serviços de fotocópia.
A Biblioteca Dr. Fausto Guimarães é um centro de guarda, consulta, divulgação e pesquisa do patrimônio documental sobre meio ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Vinculada à Presidência do Inea, faz parte da Gerência de Informação e Acervo Técnico (Geiat) e atende a pesquisadores, consultores, empresários, integrantes de organizações não governamentais (ONGs), estudantes e a sociedade em geral. Seu objetivo é reunir, preservar, organizar e disseminar a literatura de meio ambiente.
Entre os mais de 22 mil títulos e documentos da Biblioteca, há obras raras e só encontradas em seu catálogo, como as do antigo Instituto de Engenharia Sanitária e da Empresa de Saneamento da Guanabara, que deram origem à Feema e à Cedae. Destacam-se, ainda, as obras completas de Saturnino de Brito, engenheiro sanitarista que realizou alguns dos mais importantes estudos na área de saneamento básico e urbanismo, e uma vasta bibliografia sobre a Baía de Guanabara, o Rio Paraíba do Sul e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
A Biblioteca Central do Inea vai funcionar de segunda a sexta-feira, entre 9h e 12:30 e das 14h às 17:30. Contatos também podem ser feitos pelos telefones 2334-8313 e 2334-8440 ou pelo e-mail biblioteca@inea.rj.gov.br.

 Fotos: Reprodução



Nenhum comentário:

Postar um comentário