Livro comemorativo aos 36 anos do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro
|
Trabalho do sanitarista Saturnino de Brito, de 1943, faz parte do acervo histórico da BCI
|
Biblioteca do Inea é reinaugurada em novo endereço na Gamboa
Ascom SEA/Inea
A Biblioteca Central do Instituto Estadual do Ambiente (BCI) será reinaugurada nesta quinta-feira (19/11) em novo endereço: Rua Sacadura Cabral, 103. Repaginada e com serviços informatizados, a Biblioteca Doutor Fausto Guimarães passará a atender ao público em geral numa área mais central e revitalizada da Zona Portuária.
Uma das principais novidades da BCI é o software de gerenciamento capaz de permitir a qualquer usuário que acessar o site do Inea - www.inea.rj.gov.br – pesquisar por título, autor e assunto todo o catálogo online da instituição. “A mudança de endereço é significativa, porque vai funcionar numa área de fácil acesso para o público em geral, além de trazer a biblioteca para dentro do Instituto e, consequentemente, para perto dos servidores da Secretaria de Estado do Ambiente e do Inea” – ressalta o secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa. A BCI estava funcionando provisoriamente, desde 2013, em outro prédio mais distante no bairro da Gamboa.
São 22 mil títulos e documentos de temática ambiental. Para os funcionários da SEA/Inea já cadastrados, os serviços de internet vão ganhar mais recursos. Além de consultar o acervo, os usuários poderão solicitar e renovar empréstimos, além de fazer reservas, conhecer sua situação como usuários e acessar informações do material catalogado.
Para o público externo, estará disponível na biblioteca a consulta ao conteúdo de livros, jornais, revistas, folhetos, estudos e relatórios de impacto e auditoria ambientais (EIAs/Rimas e RAAs), assim como os serviços de fotocópia.
A Biblioteca Dr. Fausto Guimarães é um centro de guarda, consulta, divulgação e pesquisa do patrimônio documental sobre meio ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Vinculada à Presidência do Inea, faz parte da Gerência de Informação e Acervo Técnico (Geiat) e atende a pesquisadores, consultores, empresários, integrantes de organizações não governamentais (ONGs), estudantes e a sociedade em geral. Seu objetivo é reunir, preservar, organizar e disseminar a literatura de meio ambiente.
Entre os mais de 22 mil títulos e documentos da Biblioteca, há obras raras e só encontradas em seu catálogo, como as do antigo Instituto de Engenharia Sanitária e da Empresa de Saneamento da Guanabara, que deram origem à Feema e à Cedae. Destacam-se, ainda, as obras completas de Saturnino de Brito, engenheiro sanitarista que realizou alguns dos mais importantes estudos na área de saneamento básico e urbanismo, e uma vasta bibliografia sobre a Baía de Guanabara, o Rio Paraíba do Sul e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
A Biblioteca Central do Inea vai funcionar de segunda a sexta-feira, entre 9h e 12:30 e das 14h às 17:30. Contatos também podem ser feitos pelos telefones 2334-8313 e 2334-8440 ou pelo e-mail biblioteca@inea.rj.gov.br.
Fotos: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário