quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Prefeito Márcio Catão atualiza dados da situação financeira do Município na Câmara de Vereadores

 Prefeito Márcio Catão com os vereadores: “Minha obrigação é dividir essa responsabilidade com os senhores”


 Vereadores acompanham explanação sobre a situação do Município em sessão da Câmara

Prefeito Márcio Catão atualiza dados da situação
financeira do Município na Câmara de Vereadores

 Como fez no mês de agosto, quando esteve à frente da Administração Municipal pela primeira vez, o prefeito Márcio Catão retornou à Câmara de Vereadores nesta quinta, 19. O objetivo foi mostrar como encontrou a Prefeitura no dia 30 de outubro, ao retornar ao cargo.

A sessão legislativa contou com a presença dos vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara, Dr. Antonio Francisco, Serginho Pimentel, Anginho, Claudio Mello, Dr. Carlão, Dedê da Barra, Da Ponte, Dr. Habib, Fabinho Filé e Luciano de Vargem Grande. Os defensores públicos Carlos Antonio Costa Martins e Marcos Delano acompanharam a explanação.

Coube novamente à secretária municipal de Controle Interno, Yára da Rocha Medeiros, apresentar os dados da situação orçamentária e financeira do município de Teresópolis. O procurador-geral Daniel Felipe dos Santos e o secretário de Administração, Jucimar André Secchin, também estiveram na sessão.
 
“Agradeço aos vereadores por terem atendido ao meu pedido de última hora e pela oportunidade de mostrar a situação caótica que encontramos. Essa prestação de contas já foi feita ao Judiciário, ao Ministério Público e aos servidores municipais. Minha obrigação é dividir essa responsabilidade com os senhores”, disse o prefeito Márcio Catão que, mais uma vez, reforçou sua disposição em contribuir para que a ordem seja restabelecida e que a prioridade é o pagamento dos salários dos funcionários.

Pelo levantamento, a expressiva queda na arrecadação, o atraso e a redução de recursos federais e estaduais e o uso de receitas, sem o devido planejamento, vêm comprometendo a saúde financeira e orçamentária da Prefeitura.

O prefeito e sua equipe técnica prestaram esclarecimentos pontuais aos vereadores, que sinalizaram a intenção de colaborar com o Gestor Municipal. Medidas de contenção de despesas estão sendo postas em prática, como a renegociação dos contratos com fornecedores e prestadores de serviço, a redução do número de cargos comissionados e a diminuição de horas extras. Agora, a Administração Municipal investe em propostas para a recuperação de créditos.

“Vários contribuintes estão procurando a Fazenda espontaneamente para pagar impostos atrasados, e agradecemos, mas precisamos de mais colaboração. Também investimos na conscientização das pessoas para que, ao fazerem suas compras, peçam nota fiscal. Além de ajudar a combater a sonegação, elas vão contribuir com o aumento de receita do ICMS”, informou Márcio Catão, se referindo ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Pelo menos 25% do que é arrecadado com o tributo estadual voltam para o Município. 


Fotos – crédito Marcelo Roza


Nenhum comentário:

Postar um comentário