segunda-feira, 16 de novembro de 2015

SEA e Inea levam educação ambiental às escolas estaduais no entorno do Complexo Lagunar da Jacarepaguá



Projeto inclui distribuição de cartilha com informações sobre os problemas causados pelo despejo de esgoto e lixo

Ascom SEA/Inea


Mais de 16,8 mil alunos de 28 escolas estaduais serão beneficiados com o projeto de educação ambiental desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, no entorno do Complexo Lagunar de Jacarepaguá. A iniciativa, parte do programa de recuperação ambiental das lagoas de Jacarepaguá, Tijuca, Camorim e Marapendi, prevê a capacitação de professores e distribuição de material didático, entre outras atividades.

Nas oficinas está sendo distribuída a cartilha Vamos cuidar do lugar onde vivemos, elaborada pela Gerência de Informação e Acervo Técnico do Inea, com informações básicas sobre a área onde serão realizadas as obras, os problemas causados pelo despejo irregular de lixo e esgotos e as soluções que podem ser adotadas pela população para evitar agressões ao meio ambiente. De acordo com o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, a revitalização do complexo lagunar é um anseio dos cariocas e está sendo alvo de ações do poder público.

“É papel do cidadão cobrar do governo ações desse tipo. Mas ser cidadão também é entender que há problemas comuns e que cada pessoa tem sua parcela de responsabilidade. Dar destino correto ao lixo que produzimos, por exemplo, é responsabilidade de cada um de nós”, afirma o secretário na apresentação da cartilha.

Com tiragem de 10 mil exemplares, a cartilha traz informações sobre a geração de lixo, a sua destinação adequada e os tipos de resíduos que podem ser reciclados e os que não podem, com indicações de fontes de informação sobre o descarte adequado. No caso de óleo de cozinha usado, por exemplo, existe o Prove, projeto da SEA/Inea que faz o recolhimento. Para mais informações, os interessados podem fazer o download da cartilha no site do Inea (www.inea.rj.gov.br), na seção de Publicações.

O objetivo das oficinas de capacitação é promover a sensibilização, mobilização e envolvimento da comunidade escolar do entorno, promovendo o debate sobre os problemas ambientais da região e consolidar valores socioambientais. O cronograma do projeto prevê a realização de uma atividade piloto neste ano e o desenvolvimento das demais atividades ao longo de 2016.

A oficina piloto de capacitação foi realizada no dia 12, no Colégio Estadual Vicente Januzzi, na Barra da Tijuca, com a participação de docentes do Ciep 321 Doutor Ulysses Guimarães (Curicica), Caic Euclides da Cunha (Itanhangá),  e colégios estaduais Brigadeiro Schorcht (Taquara) e Stella Matutina (Tanque). A gerente de Informação e Acervo Técnico do Inea, Tania Machado, participou da atividade, junto com os técnicos Sandro Machado e Maysa Henriques de Oliveira e a representante da Secretaria de Estado de Educação, Márcia Santiago de Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário