quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Ação do Inea reprime crimes ambientais no Parque Estadual da Lagoa do Açu, no Norte Fluminense




Fiscalização teve como objetivo proteger ninhos de tartarugas e a vegetação nativa


 Uma fiscalização realizada pela equipe do Parque Estadual da Lagoa do Açu, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), resultou em diversas autuações por infração ambiental, além de multas de trânsito, para veículos que trafegavam ou estavam estacionados em faixa de areia no Farol de São Thomé, no município de Campos, no Norte Fluminense,dentro dos limites da unidade de conservação. A ação teve como objetivo proteger  os ninhos de tartarugas marinhas e a vegetação nativa.  Neste verão, 120 ninhos de tartarugas foram depredados pela presença dos veículos e de animais domésticos.

Os motoristas dos demais veículos, que circulavam fora da faixa de areia, receberam folder explicativo, que destaca a importância da preservação do parque, e uma sacola biodegradável para levar o lixo até a lixeira mais próxima.

 A operação contou com apoio da  guarda civil municipal, guarda ambiental de Campos e da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual do Desengano. O Inea intensifica a fiscalização no parque nesta época do ano quando há um aumento considerável de banhistas na unidade de conservação e, consequentemente, de infrações,  mesmo com o trabalho de monitoramento permanente.

Desde a criação do parque, em 2012, o Inea promove ações de monitoramento, informação e conscientização sobre os danos causados pelo tráfego de veículos em faixa de areia, principalmente no interior do parque, uma unidade de conservação de proteção integral. As ações para coibir o tráfego na área mencionada contam com apoio das prefeituras de Campos e de São João da Barra, e já levaram à proibição do trânsito de qualquer veículo na faixa de areia da praia do Farol de São Thomé até a divisa com o Estado do  Espírito Santo. A regulamentação para o trânsito na faixa de areia para a região existe desde 1995, por meio da portaria IBAMA, nº10. O tráfego é liberado apenas para carros oficiais e de órgãos públicos quando em exercício de atividades.

 Com área total aproximada de 8.251,45 hectares que abrange partes dos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, o Parque Estadual  da Lagoa do Açu tem, dentre outros objetivos, assegurar a preservação de parte de um dos mais ricos e bem preservados remanescentes de vegetação de restinga do Estado do Rio de Janeiro, além de recuperar as áreas degradadas existentes, garantindo a preservação de áreas úmidas remanescentes no litoral norte fluminense, especialmente da Lagoa do Açu e o banhado da Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário