quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA PROJETO #ESCOLASEMAEDES


Ação visa estimular o protagonismo dos estudantes no combate ao mosquito

A Secretaria de Estado de Educação tem planejado ações nas escolas da rede estadual de ensino de combate ao mosquito vetor de doenças. A proposta é que a ação protagonista dos estudantes, enquanto agentes multiplicadores na escola e na comunidade, seja capaz de fomentar a importância da responsabilidade individual e coletiva, como cidadãos colaborativos.

De acordo com o Ministério da Saúde, é necessário promover a comunicação e a mobilização social para que a sociedade adquira conhecimentos sobre como evitar doenças, como a dengue, a zika e a chikungunya, participando efetivamente da eliminação contínua dos criadouros potenciais do mosquito. A sociedade deve ser informada sobre a doença (modo de transmissão, quadro clínico, tratamento etc.), sobre o vetor (seus hábitos, criadouros domiciliares e naturais) e sobre as medidas de prevenção e controle, para que possa adotar um novo comportamento frente ao problema.

Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Saúde (???) do Rio de Janeiro propõe o Projeto #EscolaSemAedes, cujo objetivo é orientar, mobilizar e recomendar aos estudantes, e a toda a comunidade escolar, ações de prevenção e combate ao mosquito vetor das doenças. A proposta é que o trabalho se desenvolva em cinco etapas, de acordo com as orientações e cronograma abaixo:

1ª Etapa:

Cada unidade escolar deverá indicar seis pontos focais com perfil proativo e articulador, podendo ser compostos por dois professores e quatro estudantes da unidade. Esses pontos focais, que serão indicados pelas unidades escolares, por meio de preenchimento de drive próprio, deverão orientar o desenvolvimento do roteiro das ações nas unidades.

Os pontos focais serão orientados por meio digital, através de correio eletrônico, mensagens de texto e, também, presencialmente, quando ocorrerem palestras e formações organizadas pela equipe da Coordenação de Áreas do Conhecimento (CAC) da Superintendência Pedagógica (SUPED). A CAC também disponibilizará materiais eletrônicos – cartazes, folders, guias, artigos, entre outros – de modo a orientar e estimular a temática de mobilização em toda comunidade escolar.

2ª e 3ª Etapas:

Serão organizados e divulgados pela SUPED, junto aos pontos focais, os roteiros de ações que conterão dicas de vídeos de sensibilização, guias, artigos, folders, entre outros recursos, que deverão ser trabalhados em sala de aula. Nesta etapa poderão, ainda, ocorrer formações e palestras, ofertadas aos professores e estudantes, sendo realizadas tanto pela equipe da SUPED, como por possíveis parceiros. Esse também será o momento para esclarecer possíveis dúvidas.

4ª etapa:

Outro momento importante será a etapa onde as escolas, com o auxílio dos pontos focais, organizarão equipes de vistoria de focos do mosquito em seus estabelecimentos. Cada semana uma turma da escola fica responsável pela ronda e observação dos focos, adotando a estratégia “10 minutos”, como instrumento transformador da mudança de hábitos no cotidiano.

O conceito “10 Minutos Contra a Dengue” já é uma campanha de combate à dengue no Estado do Rio de Janeiro, executada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Elaborada a partir do conhecimento científico sobre o Aedes aegypti, a experiência da adoção do conceito “10 Minutos Contra a Dengue” indica que a estratégia estimula a população a eliminar, semanalmente, os possíveis criadouros do mosquito dentro de suas próprias casas.

Dessa maneira, a proposta é usar 10 minutos por semana para remover criadouros no ambiente, de modo a interferir no ciclo de desenvolvimento do vetor, impedindo que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta. Esta etapa será desenvolvida até o dia 31/05, para que seja dada oportunidade de toda a comunidade escolar participar do processo, bem como para garantir a vistoria dos focos no período de maior incidência do mosquito.

5ª etapa:

A 5ª etapa visa estimular o protagonismo juvenil dos estudantes, por meio de concursos de vídeo e música, onde os discentes poderão confeccionar materiais criativos de sensibilização e mobilização, de até 2 minutos, sobre a temática abordada.

Os concursos de vídeo e música serão organizados pelas unidades escolares, com a coordenação dos pontos focais da escola. Esses pontos focais escolherão os melhores trabalhos e enviarão para a equipe da Coordenação de Áreas do Conhecimento (CAC), através do e-mail cac@educacao.rj.gov.br. As melhores produções realizadas pelos estudantes e professores serão divulgadas através de uma fanpage no facebook, que servirá de ferramenta de troca e diálogo entre as escolas durante o processo.
 
Cronograma

Período de Execução
Ações
1ª etapa: 16/02 a 23/02
 - Divulgação do projeto para as Regionais através de ofício circular e indicação dos pontos focais através de formulário drive (link disponibilizado no ofício circular);
- Criação da Fanpage do projeto no facebook pela equipe da Coordenação de Áreas do Conhecimento (CAC) da Superintendência Pedagógica (SUPED) – (23/02)
2ª etapa: 24/02 a 29/02
- Estruturação do roteiro de ações pela equipe da Coordenação de Áreas do Conhecimento (CAC) da Superintendência Pedagógica (SUPED) ;
- Compilação dos pontos focais e contato para envio de orientações sobre o roteiro de ações a serem desenvolvidas (equipe da Coordenação de Áreas do Conhecimento (CAC))
3ª etapa: 01/03 a 07/03
- Envio de materiais de orientação aos pontos focais das escolas e esclarecimento de dúvidas;
4ª etapa: 8/03 a 11/03
* 14/03 a 31/05
- Criação e organização das equipes de vistoria das escolas (organizadas pelos pontos focais com auxilio da equipe diretiva da unidade escolar);
 * Ação de vistoria semanal de focos de mosquito na unidade escolar (rodízio nas turmas determinado pela equipe diretiva e pontos focais da escola);
5ª etapa: 14/03 a 14/04
- Divulgação do concurso de vídeo e música sobre a temática do combate ao mosquito pelas unidades escolares;
- Os concursos de vídeo e música serão organizados pelas unidades escolares com a coordenação dos pontos focais da escola. Esses pontos focais escolherão os melhores trabalhos e enviarão para a equipe da Coordenação de Áreas do Conhecimento (CAC), através do e-mail cac@educacao.rj.gov.braté o dia 14/04.




Nenhum comentário:

Postar um comentário