quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

LAPA PRESENTE PRENDE FUGITIVO DO SISTEMA PENAL

Operação apreende menor com oito anotações criminais


Por volta das 21 horas de ontem (dia 17/02), policiais militares e agentes que atuam na Operação Lapa Presente, da Secretaria de Estado de Governo, suspeitaram de um vendedor de balas nas proximidades da Praça da República, no Centro e, ao se aproximarem, o homem tentou entrar em um ônibus para fugir, mas foi alcançado pelos agentes. Ele estava sem identificação e foi conduzido para a 5ª DP (Mem de Sá) para averiguação. O homem foi identificado como Raphael Gonçalves Carneiro, de 28 anos e foi constatado pelo sistema da delegacia que o mesmo estava evadido da Penitenciária Coronel PM Francisco Spargoli Rocha, de Niterói, onde cumpria pena pelo crime de Roubo.

Em patrulhamento pela Praça da República, por volta das 22 horas, policiais da Lapa Presente suspeitaram de um rapaz que se aproximava de um casal em um ponto de ônibus. Ele foi abordado e conduzido para a 5ª DP para averiguação. Na delegacia o rapaz foi Identificado como menor (17 anos) e foi constatado que contra ele havia um mandado de busca e apreensão para cumprimento de medida sócio educativa por fato análogo ao crime de roubo. O menor foi conduzido e apresentado na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Ele possui oito anotações criminais (duas por corrupção de menores, duas por tráfico de Drogas, duas por associação para o tráfico de drogas e duas por porte de arma de fogo de uso restrito).

Durante a madrugada do dia 18/02 quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia por porte e uso de entorpecentes e duas por tráfico ilícito de drogas. Foram encaminhadas para abrigos públicos 21 pessoas em situações de vulnerabilidade.
 

Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de 18/2, foram presas 4.661 pessoas, sendo 2.994 por posse e uso de entorpecentes, 143 por tráfico de drogas, 92 por porte de arma branca, 23 por porte de arma de fogo, 306 pela prática de roubo, entre outros crimes.

Neste período foram cumpridos 490 mandados de prisão – sendo 25 por homicídio, 218 por roubo, 99 por furto, 56 por tráfico de drogas, entre outros.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 20.475 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, que resultaram em 175 veículos rebocados por apresentarem alguma irregularidade. 

Atendimento ao cidadão

O Disque Lapa Presente (97954-2424) recebeu, desde a noite do dia 2 de janeiro de 2014, 2.481 ligações. O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante.

A Operação Lapa Presente funciona de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e às sextas-feiras e aos sábados, das 21h30 às 5h30.

Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além da Comlurb. O efetivo circula pelo bairro para coibir roubos, uso e venda de drogas e promover o ordenamento urbano, além de realizar ações sociais como o acolhimento de moradores de rua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário