domingo, 24 de janeiro de 2016

CAMPANHA DE CARNAVAL DO HEMORIO PRETENDE AUMENTAR ESTOQUES DE SANGUE


Entre as atividades programadas está a coleta móvel no dia 26 deste mês

O Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde, lançou a 13ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade” com novidades e uma programação voltada para o doador. As ações têm como objetivo reforçar os estoques de sangue para o carnaval, época em que historicamente há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias. Nesta 13ª edição da campanha, a atriz Paloma Bernardi, rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio, abraça a causa como madrinha. 

Entre as atividades programadas pelo hemocentro estão a coleta móvel de sangue na sede do Comitê Olímpico Brasileiro, na Barra da Tijuca, no dia 26 de janeiro; o bloco Vem Doar Pra Mim, que no dia 2 de fevereiro promete levar os foliões ao Hemorio para doar sangue, em parceria com o Instituto Masan; e o sorteio de fantasias cedidas pela escola de samba Estácio de Sá.
 

Com a queda no número de doações nas duas primeiras semanas de janeiro, o Hemorio tem coletado, em média, 120 bolsas de sangue por dia. O hemocentro, que abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), tem capacidade para receber até 500 doadores diariamente.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.


Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário