domingo, 24 de janeiro de 2016

DEFESA CIVIL RJ APRESENTA AÇÕES EM EVENTO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA


O encontro foi realizado na sede da Cruz Vermelha Brasileira e reuniu centenas de psicólogos de todo o estado

Atendendo à solicitação do Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio de Janeiro, o diretor geral do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), coronel Paulo Renato Vaz, apresentou ações da Secretaria de Estado de Defesa Civil na "Oficina de Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres: da prevenção à recuperação", que foi realizada no dia 12 de janeiro, na sede da Cruz Vermelha Brasileira, no Rio.

- O Conselho Regional de Psicologia nos pediu que demonstrássemos aos seus profissionais qual estratégia utilizamos para conseguirmos os 428 planos de contingência contra desastres neste verão, com a participação de 89 Defesas Civis municipais. Destacamos que toda a base metodológica desta grande empreitada foi o Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro. E o expressivo resultado alcançado só foi possível graças à excelente relação de parceria e proximidade que construímos com as COMDEC fluminenses - afirmou o coronel Paulo Renato.


O encontro, que contou ainda com a presença do tenente-coronel Pitaluga, coordenador da REDEC Serrana, e do major Werner, coordenador do CEMADEN-RJ, foi reconhecido pelo superintendente operacional da Defesa Civil Estadual, coronel Marcelo Hess, como de grande importância.


- A psicologia das emergências e desastres é um tema que ocupa uma posição de destaque nas Defesas Civis de todos os países. Os psicólogos não só atenuam o sofrimento dos afetados pelos desastres, mas também dos profissionais de socorro que, como seres humanos, também são muito abalados nessas situações. É fundamental essa aproximação da Defesa Civil com a psicologia - concluiu Hess. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário