terça-feira, 26 de janeiro de 2016

GOVERNO DO RIO INTENSIFICA COMBATE AO AEDES AEGYPTI


Prefeituras recebem carros para reforçar dinâmica de extermínio ao mosquito

O combate ao Aedes aegypti ganhou reforço nesta terça-feira (26/1). O Governo do Rio entregou mais 30 carros, para 20 cidades, destinados a ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Cento e setenta veículos foram adquiridos com a verba destinada pelo Ministério da Saúde. Deste total, 150 carros já foram entregues. O restante da frota será distribuído nos próximos dias.


– O estado é parceiro dos municípios nessa batalha, que é diária e deve ser vencida com o apoio de toda a população – destacou o governador Luiz Fernando Pezão.
 

A aquisição dos veículos se deu após diagnóstico das necessidades das equipes de atuação em vigilância epidemiológica das cidades.
 

– Além da campanha maciça de combate aos focos do mosquito, temos uma preocupação especial com as gestantes. Na semana passada, divulgamos um protocolo que padroniza o atendimento às grávidas com suspeita de zika e aos bebês com microcefalia e estamos finalizando uma campanha para informar às gestantes quais são as medidas que elas podem adotar no dia a dia, como o uso de roupas com mangas compridas e repelentes – detalhou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
 

Hoje, os carros foram entregues a Belford Roxo, Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, Seropédica, Itaboraí, Maricá, Niterói, São Gonçalo, Araruama, Cabo Frio, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.
 

Vidas salvas em 10 minutos


A Secretaria de Saúde lançou, recentemente, a campanha 10 Minutos Salvam Vidas. A proposta é incentivar a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar possíveis focos do Aedes aegypti em suas casas e locais de trabalho. A campanha inclui também a produção de material informativo e capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário