terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Procon Estadual interdita três restaurantes de Madureira


20160126_134353edt_1453838649.95.jpg


O Procon Estadual, ligado à SecretariadeEstadodeProteção e Defesa do Consumidor, realizou nesta terça-feira (25/01), em Madureira, nova etapa da Operação Esquentando os Tamborins, tendo em vista o Carnaval. Todos os 26 restaurantes fiscalizados foram autuados, ficando três interditados. Os fiscais encontraram botijões de gás em funcionamento sem autorização em 19 estabelecimentos.

Dos 170 litros de refrescos descartados, 63 litros estavam na Ling Ling Lanchonete, localizada na Estrada do Portela, 11. Lá os fiscais verificaram que era utilizada água da bica para fazer os refrescos. Na Lambe Lambe Lanches, no número 183 da mesma rua, foram descartados 105 litros de refrescos. Lá os fiscais não puderam comprovar a limpeza do filtro e potabilidade da água.

Dentre os estabelecimentos interditados, o Intro Didi Machado Lanchonete, na Estrada do Portela 107, armazenavadois botijões de gás na cozinha, onde havia uma lixeira sem tampa e baratas. Não foi apresentado aos fiscais o alvará de funcionamento e caderneta sanitária, além dos certificados do Corpo de Bombeiros, dedetização e potabilidade da água. O proprietário também não disponibilizava Livro de Reclamações.

O bar Esquina do Chope, localizado na Rua São Geraldo, 30, foi interditado por não apresentar os documentos necessários ao funcionamento, como alvará e certificados do Corpo de Bombeiros, potabilidade da água e dedetização. Também não possuía o Livro de Reclamações, cartaz do Disque 151 e CDC para consulta. Os fiscais encontraram um botijão de GLP no interior do estabelecimento e determinaram a sua retirada imediata. O restaurante Pé de Chinelo, situado na Rua Domingos Lopes, 802, também foi interditado por não apresentar alvará de funcionamento e certificado do Corpo de Bombeiros.

O Bar e Lanchonete Garota de Madureira, localizado na Rua Carolina Machado, 542, teve interditados o seu fogão e seu fornecimento de gás natural. Havia um botijão de gás na cozinha. O proprietário também não apresentou os certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água.Já oArte e Sabor, naEstrada do Portela, 184, teve os bicos do fogão e da churrasqueira interditados, pois a instalação está inadequada segundo as normas constantes no certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais também determinaram a retirada imediata do botijão de gás encontrado no local. O fornecimento de água potável e gratuita paa os clientes não era informado. Estavam sem especificação de validade 1kg e 500g de frango, 1kg de carne bovina e 1kg de presunto.

Os fiscais encontraram barata no York Café, localizado na Rua Conselheiro Galvão, 9, cujo certificado de dedetização estava vencido desde novembro de 2015. O estabelecimento também não possuia certificado de potabilidade da água. O proprietário deverá apresentar olaudo de exigências do Corpo de Bombeiros em até 48 horas no Procon-RJ. Havia no local um botijão de gás em uso e foi determinada sua a retirada no momento da fiscalização.

Balanço da Operação Esquentando os Tamborins

1 - Frigideira e Cia (Rua Carvalho de Souza, 292): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz que informa sobre fornecimento de água potável e filtrada gratuita.

2 - Bar e Lanchonete Garota de Madureira (Rua Carolina Machado, 542): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação. Ausência do certificado de potabilidade da água. Botijão de gás na cozinha. Não usa gás natural. Fogão interditado até o fornecimento de gás natural.

3 - Café e Bar Caldo de Cana Mostero (Avenida ministro Edgard Romero, 143lj 3/4): Um botijão engatado, um cheio e três vazios. Determinada a retirada imediata. Ausência do Certificado dos Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação.

4 - Frigideira e Cia (Carolina Machado, 484): Produtos sem especificação e mal armazenados: 1kg e 200g de camarão; 1kg e300g de mexilhão; 300 g de estrogonofe; 250 g de carne moída. Ausências: certificado de potabilidade da água 15 dias.Ausência do Certificado dos Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação.

5 - York Café (Rua Conselheiro Galvão 9-A): Certificado de dedetização vencido em 18/11/15. Barata no local. Ausência de certificado de potabilidade da água.Ausência do laudo de exigências, prazo 48horas. Havia um botijão de gás engatado. Determinada a retirada imediata.

6 - Ling Ling Lanchonete(Estrada do Portela, 11): Ausência de certificado de potabilidade da água.Certificado de dedetização.Prazo de 15 dias para apresentação de ambos. Ausência do cartaz que informa sobre fornecimento de água potável e filtrada gratuita. Saída de gás do fogão interditada. Foi determinada a retirada dos botijões do local e a apresentação do certificado do Corpo de Bombeiros em 48 horas para desinterdição do fogão. Cobrança de pagamento mínimo feito no cartão. Foram descartados 63L de refresco de diversos sabores feitos com água da bica, sem filtro. Sem especificação: 3kg de camarão e 4kg de frango. Prazo de 30 dias para melhoras estruturais na cozinha (troca do piso e ventilação).

7 - Lanchonete e Pastelaria Medalha de Ouro(Carolina Machado, 440): Produto sem especificação: 500 g de queijo e 500 g de presunto. Um gato foi encontrado no estabelecimento. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação. Ausência certificado potabilidade da água.

8 - Petisqueria de Madureira (Rua Dagmar da Fonseca, 16): Cozinha em péssimas condições de higiene. Azulejos quebrados. Fogão e panelas sujas. Lixeira sem tampa. Tetos e paredes engorduradas. Ausência do Certificado dos Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação. Ausência de certificado potabilidade de água. Certificado de dedetização vencido. Dois barris de 50L cada de chope vencidos em 21/01/16. Dois botijões de gás engatados na cozinha e um no depósito. Determinada a retirada imediata dos botijões de gás.

9 - Lanchonete 33 (Rua Dagmar da Fonseca, 33): Ausência do Certificado dos Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação. Ausência do Livro deReclamações. Três botijões de gás engatados na cozinha. Determinada a retirada imediata dos botijões de gás.

10 - Self Service Maneiro (Rua Maria Freitas, 160): Cobrança de três reais em caso de desperdício de comida. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Certificado dos Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação. Ausência de certificado de potabilidade da água. Certificado de dedetização. Prazo de 15 dias para apresentação de ambos.

11 - Art Popular(RuaDagmar da Fonseca, 86 a): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de potabilidade de água.

12 - Esquina do Chope (Rua São Geraldo, 30): Estabelecimento interditado por não apresentar nenhum documento (alvará de funcionamento, certificado do Corpo de Bombeiros, potabilidade da água, dedetização, Livro de Reclamações, cartaz do Disque 151 e CDC para consulta). Botijão de GLP no interior da loja, determinada a retirada imediata.

13 - Panda(RuaDagmar da Fonseca, 106): Botijão de gás no interior da cozinha em lugar fechado contrariando o certificado do Corpo de Bombeiros que determina ficar em pavimento térreo e fora da projeção da mesma, sendo determinada a retirada imediata.Ausência de certificado de potabilidade de água.

14 - Lanches Mania (Rua Maria de Freitas, 160lj A): Ausência de nota fiscal. Ausência certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de Livro de Reclamações.

15 - Doce e Forno (Rua Maria Freitas, 110): Dedetização vencida em 2015. Ausência do Livro de Reclamações.

16 - Pé de Chinelo (Rua Domingos Lopes, 802): Interditado por não apresentar alvará de funcionamento e certificado do Corpo de Bombeiros.

17 - Lambe Lambe lanches (Estrada do Portela, 183): Sem especificação: 16kg de presunto;4kg de queijo;3kg de carne moída. Ausência dos certificados de dedetização epotabilidade da água. Prazo de 15 dias para apresentação.Comprovante de troca/limpeza do filtro cuja água é utilizada para feitura de refrescos. Foram descartados 105L de refrescos devido à falta de comprovação de limpeza do filtro e potabilidade da água. Determinada a retirada imediata de três botijões do andar superior e interdição da saída de gás do fogão, pois o certificado do Corpo de Bombeiros não permite utilização no segundo andar.

18 - Mr Goumert (Rua Carolina Machado, 370): Presença de botijão de gás, retirada imediata do gás. Lixeiras sem tampa na cozinha.

19 - Koisa Gostosa (Trav. Almerinda Freitas, 110): Dois botijões de gás na área interna da cozinha contrariando o certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Determinada a retirada imediata do gás.

20 - Arte e sabor(Estrada do Portela, 184-a): Ausência de cartaz informando sobre fornecimento de água potável gratuitamente. Sem especificação: 1kg e 500g de frango;1kg de carne bovina;1kg de presunto. Determinada retirada imediata do botijão de gás, pois a instalação não está adequada às normas constantes no certificado do Corpo de Bombeiros.Por esse motivo, foram interditados os bicos do fogão e o bico da churrasqueira.

21 - Cantinho do Amor (Rua Dona Clara, 11): Encontrados três botijões de GLP na cozinha. Determinada retirada imediata e interdição dos bicos dos fogões. Ausências certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de Livro de Reclamações.

22 - Império do Portela(Estrada do Portela, 152): Ausência de cartaz informando sobre fornecimento de água potável gratuitamente. Determinada retirada imediata do botijão de gás, pois a instalação não está adequada às normas constantes no certificado do Corpo de Bombeiros. Bicos do fogão interditados. Ausência do certificado de potabilidade da água.Ausência do certificado de dedetização. Prazo de 15 diaspara apresentar.Ausência do Livro de Reclamações.

23 - Norte Gril(Estrada do Portela, 267): Área de manipulação e cozinha: Pisos quebrados,Fiação exposta,Azulejos sujos nas paredes, tetos descascados. Produtos encontrados na cozinha sem especificação: 5kg de queijo; 2kg de Bacon; 2kg de linguiça;2kg e 500 kg de frango.

24 - Intro Didi Machado Lanchonete(Estrada do Portela 107 lj A): Havia dois botijões de gás na cozinha. Lixeira sem tampa. Baratas na cozinha. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de alvará. Ausência de caderneta sanitária. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água.Interditado.

25 - Varandao Grill (Estrada do Portela, 122): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar. Ausência de certificado de dedetização. Prazo de 15 dias para apresentação. Determinada retirada de dois botijões de gás de imediatamente, bem como lacrados os bicos de saída de gás. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz sobre fornecimento de água potável gratuitamente.

26 – Yakisoba Mix (Rua Francisca Batista, 101):Determinada retirada do botijão de gás de imediatamente. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar. Ausência de certificado de dedetização. Prazo de15 dias para apresentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário