quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

SEGURANÇA PRESENTE CUMPRE 50 MANDADOS DE PRISÃO


Mais de 400 agentes reforçam o policiamento no Aterro, Lagoa e Méier

 Agentes da Operação Méier Presente, parceria entre a Secretaria de Governo e o Sistema Fecomércio RJ, prenderam na terça-feira (26/1) Anderson Mourão de Almeida, de 36 anos, que estava foragido da Justiça. Ele foi o 50º mandado de prisão cumprido pelos agentes da Operação Segurança Presente em menos de dois meses de atividades. Os agentes já cumpriram, no total, até a noite de terça-feira, 52 mandados de prisão: 19 por roubo, 17 por furto, dois por homicídio, oito por tráfico de drogas e seis por outros crimes.
 

Anderson tentou fugir ao sentir a aproximação dos agentes, mas foi capturado e encaminhado para averiguação na 26ª DP (Méier). Na delegacia foi verificado que contra ele havia um mandado de prisão pendente por furto qualificado. Ele tem em sua ficha criminal duas passagens por furto qualificado e informou na delegacia que é morador da cidade de Maricá.

Ainda no Méier, um carro roubado foi recuperado, nesta terça-feira, na Rua Engenheiro Julião Castelo, quando os agentes encontraram um veículo sem placas e com os quatro pneus vazios. O automóvel havia sido roubado no bairro de Piedade. A Polícia Civil acionou o Pátio Legal para fazer o recolhimento do carro.

No mesmo bairro, o gerente de uma farmácia entrou em contato com a Operação Méier Presente para relatar um furto no estabelecimento. Com a descrição do suspeito, os agentes localizaram Antônio Vicente Pereira Gomes, de 48 anos. O flagrante de furto foi registrado na 26ª DP (Méier), onde foi verificado que Antônio tinha duas passagens por roubo e uma, por posse de entorpecentes.
 

Já na Lagoa Rodrigo de Freitas, os agentes foram informados que quatro homens em bicicletas provocavam transtornos na Avenida Borges de Medeiros. Durante a abordagem, um jovem de 17 anos tentou fugir, mas foi apreendido. Na 14ª DP (Leblon), foi verificado que ele era procurado pelo crime de furto desde 2013.

Em outra ocorrência, os agentes foram informados que um jovem em uma bicicleta havia roubado o celular de uma pedestre e fugiu em direção à Lagoa. Após fazer o cerco, os agentes conseguiram apreender um jovem de 17 anos, que é morador da Mangueira, ele já tinha passagem pelo crime de furto. O menor foi conduzido para a 14ª DP (Leblon) e, em seguida, para a delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA).

Os agentes da Lagoa Presente também recuperaram uma bicicleta furtada na praia com um menor de 13 anos, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Quando abordado, o jovem tentou fugir, mas depois confessou o crime e foi encaminhado para a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) e, posteriormente, ao Conselho Tutelar. O menino já havia sido levado à delegacia na semana anterior, após ter roubado um celular.

No Aterro do Flamengo, os agentes da Operação Aterro Presente abordaram Wilton Ferreira Lopes, de 19 anos, que estava em posse de entorpecentes. Ao ser conduzido para a 9ª DP (Catete), foi confirmado que havia um mandado de busca e apreensão por fato análogo a tráfico de drogas. A ocorrência foi encaminhada para a DPCA, uma vez que a o registro foi feito quando ele ainda era menor de idade.

Após receber denúncias sobre um suspeito que praticava furtos na Rua do Russel, os agentes do Aterro Presente localizaram um menino, de 14 anos, com um celular que não sabia fazer o desbloqueio. Ele foi conduzido à 9ª DP (Catete), onde a verdadeira proprietária do telefone foi identificada. O jovem foi apreendido em flagrante por furto.
 
A Operação Segurança Presente foi iniciada em 1º de dezembro de 2015, no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo. A Fecomércio RJ está investindo R$ 44 milhões para a realização das três operações, inicialmente por dois anos.

Até a noite de terça-feira (26/1), os agentes da Operação Segurança Presente efetuaram 800 prisões, sendo 554 por posse e uso de entorpecentes. Também foram conduzidas à delegacia 17 pessoas por porte de arma branca e duas por porte de arma de fogo, 15 por roubo e 32 por furto. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 199 ações de acolhimento a moradores de rua.

Mais de 400 agentes

Mais de 400 agentes reforçam o policiamento, diariamente, nas três localidades da cidade. A operação, de caráter permanente, conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva, com porte de armas letais, e agentes civis egressos das Forças Armadas, que portam armamento não letal. Vários órgãos atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb. O Sistema Fecomércio RJ é o parceiro investidor deste projeto.

As equipes trabalham em dois turnos de oito horas, usando coletes de identificação nas cores verde (Aterro), laranja (Lagoa) e amarelo (Méier). Para fortalecer a credibilidade das ações, além das abordagens serem filmadas, as equipes também são monitoradas por GPS.

Denúncias e suspeitas podem ser informadas por e-mail e telefone:
Disque Aterro Presente: 98496-0114 / operacaoaterropresente@segov.rj.gov.br
Disque Lagoa Presente: 96500-5811 / operacaolagoapresente@segov.rj.gov.br
Disque Méier Presente: 96507-1200 / operacaomeierpresente@segov.rj.gov.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário