segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Procon Estadual interdita restaurante em Copacabana


IMG_20160125_123234458_HDRedt_1453752399.79.jpg

O Procon Estadual, ligado à SecretariadeEstadodeProteção e Defesa do Consumidor, realizou nesta segunda-feira (25/01), uma nova ação da Operação Esquentando os Tamborins. A fiscalização, que visa o Carnaval, desta vez teve o objetivodevistoriar restaurantesdeCopacabana, na Zona Sul. Ao todo, 21 restaurantes foram fiscalizados e 14 foram autuados. Um dos notificados, a Cantina Sanremese, foi interditado.

Os fiscais do Procon-RJ encontraram na Cantina Sanremese (Rua Barata Ribeiro, 247) 25 litros de chope em um barril de 50 litros em uso que estava vencido desde o dia 18 deste mês. Também estavam sem especificação de validade cerca de 2kg e 500g de alimentos entre massas, cereais e carnes. Não foram apresentados documentos básicos como alvará de funcionamento, certificado do Corpo de Bombeiros, certificado de potabilidade da água e certificado de dedetização. O restaurante também deixava de informar ao consumidor que deveria fornecer água potável gratuitamente. Devido a estas irregularidades, o estabelecimento foi interditado.

Além da Sanremese, outros seis restaurantes autuados hoje não apresentaram o certificado do Corpo de Bombeiros. Eles deverão apresentar o documento na sede do Procon Estadual em até 48 horas. Caso contrário, serão interditados.

Estabelecimentos que não apresentaram irregularidades na ação de hoje: Forno e Fogão(Av. Atlântica, 3716); Garota de Copacabana(Av. Atlântica, 3744); Temperarte (Rua Bolivar, 42); Bio Carioca (Xavier da Silveira, 28); Botekim do Japa (Xavier da Silveira, 15-A); 686 Gourmet (Nossa Senhora Copacabana, 734) e Kilomania (Nossa Senhora Copacabana, 441).

Balanço da Operação Esquentando os Tamborins

1 – Belmonte (Rua Domingos Ferreira, 242): Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo para apresentação de 48 horas. Copos acondicionados em água com gelo.

2 – Devassa (Rua Bolivar, 8): Ausência do certificado de potabilidade da água.

3 - Cantina Sanremese (Barata Ribeiro, 247): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado de potabilidade de água. Ausência de certificado de dedetização. Ausência do cartaz da gratuidade de água potável e filtrada. Vencido: 25 litros de chope em 18/01 em um barril de 50 litros conectado. Produtos sem especificação: 1kg de carré; 100g de linguiça; 100g de feijão; 500g de bife; 200g de frango; 500g de macarrão. Interditado até que seja apresentado os documentos no Procon.

4 – Lapamaki (Rua Bolivar, 7): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo para apresentação de 48 horas. Ausência do cartaz da gratuidade de água potável e filtrada. Prazo de 72 horas para arrumação e limpeza do segundo piso onde se encontra o estoque gelado e seco.

5 –Restarante Chon Kou (Av. Atlântica, 3880): Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo para apresentação de 48 horas.

6 –Tipicamente (Tonelero, 316): Ausência do cartaz da gratuidade de água potável e filtrada. Cozinha com piso quebrado suja e sem tela de proteção na janela. Prazo de 15 dias para sanar problemas com obras necessárias.

7 - Pizzaria Americana (Av. Atlântica, 100): Produto armazenado diretamente no piso. Ralo sem dispositivo de fechamento. Lixo próximo à área de armazenamento de alimentos. Área de guarda de objetos pessoais de funcionários próximo à área de armazenagem de alimentos. Determinado o imediato ajuste com o afastamento do lixo e das roupas.

8 - Le Blé Noir (Xavier da Silveira, 19-A): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo para apresentação de 48 horas.

9 – Predileto (Xavier da Silveira, 46): Arrumação imediata da geladeira (porta não fecha). Arrumação da lateral do balcão (quebrado). Arrumação do estoque no segundo andar (roupas e sapatos de funcionário junto a alimentos). Lixeira aberta na cozinha. Ralo não sifonado. Ausência do certificado de potabilidade da água.

10 - Expresso Grill(Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1096): Ausência do certificado de potabilidade da água e de dedetização. Ausência do livro de reclamações. Ralos sem o dispositivo de fechamento.

11 - Salada Verde (Nossa Senhora Copacabana, 643): Teto da cozinha sem tela protetiva. Lixo acumulado na cozinha. Lixeira sem tampa. Azulejos e pisos quebrados. Frigideira em péssimas condições de higiene. Alvará de funcionamento provisório vencido. Ausência de certificado potabilidade de água. Área de depósito com mofo e fiação exposta. Ausência de cartaz informando que disponibiliza água potável gratuitamente. Prazo 30 dias para regularizar, sob pena de interdição.

12 - Sabor Gourmet (Nossa Senhora Copacabana, 303): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

13 – Cirandinha (Nossa Senhora Copacabana, 719): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo para apresentação de 48 horas. Ausência de cartaz informando que disponibiliza água potável gratuitamente.

14 – Appetito (Nossa Senhora Copacabana, 3175): Sem especificação:3kg de camarão. Vencido: 3kg de polvo vencido em 23/01/2016. Porta da câmara frigorífica com ferrugem, dado o prazo de 15 dias para regularizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário