terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Defesa Civil percorre locais afetados pelas chuvas e orienta população

Sala de monitoramento e comunicação na secretaria de Defesa Civil tem  agentes 24h acompanhando informações do tempo

Secretário de Defesa Civil, cel. Roberto Silva, dá instruções aos funcionários da pasta


 Imprensa acompanha vistoria da Defesa Civil nesta segunda,18


Queda de barreira na Granja Florestal destrói posto de saúde da família

 Estrada do Salaco, de onde começou o desmoronamento, sofre danos em sua estrutura e precisa também ser interditada


Morador do bairro, Adalberto Serafim enalteceu o empenho dos funcionários da Prefeitura


Queda de barreira na Rua Sete de Setembro

​​

 A Defesa Civil municipal continua percorrendo os lugares onde ocorreram deslizamentos de terra por conta das últimas chuvas, para avaliação de risco. O trabalho dos técnicos é coordenado pelo secretário da pasta, coronel Roberto Silva.

“Estamos no que se chama de desastre de evolução gradual, por conta da previsão de continuidade da chuva. A cada ocorrência os danos são contabilizados e analisados, mas pelo que verificamos, a situação é a mesma, sem agravamentos. Porém, a Rua Sete de Setembro, na Quinta Lebrão, e a Estrada do Salaco, na Granja Florestal, por conta de deslizamentos de terra precisaram ser interditadas para garantir a segurança da população”, explicou o secretário.

Na Rua Sete de Setembro, parte de uma encosta caiu, provocando rachaduras. O perigo ainda existe e, por conta disso, o trecho está fechado. “A Defesa Civil nos atendeu muito rápido, praticamente na mesma hora em que a terra cedeu. Os agentes vieram, analisaram tudo e nos tranquilizaram quanto aos riscos. Agora sabemos o que precisamos fazer e a construção de um muro de contenção será a nossa prioridade”, disse a moradora Cecília de Oliveira.

Na Granja Florestal, onde o posto de saúde da família foi atingido por um deslizamento de terra, a Rua Álvaro Alvim está desobstruída e liberada para o tráfego. Já a Estrada do Salaco, de onde começou o desmoronamento, sofreu danos em sua estrutura e parte da via cedeu, precisando também da interdição.

Morador do bairro, Adalberto Serafim enalteceu o empenho dos funcionários da Prefeitura. “Agradeço ao pessoal da secretaria de Serviços Públicos, que imediatamente chegou com as máquinas, limpando e desobstruindo a Rua Álvaro Alvim, e da Defesa Civil, que tem estado presente o tempo todo nos orientando sobre a situação”.

A secretaria de Defesa Civil conta com uma sala de monitoramento e comunicação, onde os agentes acompanham 24h todas as informações do tempo através de radares, satélites, boletins de órgãos oficiais e pluviômetros. A partir daí é feito o acionamento das sirenes e a emissão dos boletins meteorológicos.

No sábado (16) foi instalado em sua sede, no bairro Ermitage, o Centro de Comando e Controle para gerenciar todas as necessidades em relação a desastres, a fim de que sejam tomadas as providências pertinentes a cada caso. No espaço, representantes de várias secretarias (Saúde, Planejamento, Governo, Serviços Públicos e Administração) atuam em conjunto para melhor atender a população. 

Segundo o secretário Roberto Silva, as equipes vão continuar nas ruas, atendendo demandas e fazendo vistorias, e o centro de controle operacional permanecerá funcionando até que a situação esteja normalizada. Desde o último fim de semana foram registradas 91 ocorrências, entre alagamentos e quedas de barreiras,  muros e  árvores. O município segue em estado de atenção.

Todas as ações de vistoria e avaliação de risco cabem à Defesa Civil, que pode ser acionada a qualquer hora pelo telefone de emergência 199.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marcelo Roza
Legendas


Nenhum comentário:

Postar um comentário