quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

OPERAÇÃO LAPA PRESENTE PRENDE HOMEM POR ROUBO


Ação também apreendeu dois menores que vendiam drogas

Agentes da Operação Lapa Presente, da Secretaria de Estado de Governo, prenderam um homem por roubo, detiveram dois menores por ato análogo a tráfico de drogas e frustraram uma tentativa de furto.

Durante patrulhamento na noite desta quarta-feira (20.01), os agentes foram abordados por uma vítima que relatou ter sido roubada e agredida por um ladrão na Rua Evaristo da Veiga. Com a descrição do assaltante, os agentes prenderam Jefferson Luís Lima, de 38 anos, que estava com o notebook roubado. Além disso, ele também foi reconhecido pela vítima. A ocorrência foi registrada na 5ª DP (Mem de Sá), onde foi verificado que Jefferson tinha duas anotações criminais por furto e roubo.
 

Em outra ocorrência, dois menores de 16 e 15 anos foram detidos por ato infracional análogo a tráfico de drogas. Após denúncias de pedestres, os agentes apreenderam os jovens com uma quantidade de cocaína e maconha. Eles confessaram que vendiam drogas e foram conduzidos à 5ª DP (Mem de Sá).
 

Já na madrugada desta quinta-feira (21.01), os agentes flagraram três homens tentando furtar uma bicicleta na Rua dos Arcos, após a denúncia de pedestres. Dois foram presos, mas um conseguiu fugir. Alberto Pereira Campos, de 45 anos, e Reinaldo Conceição de Araújo, de 41 anos, foram conduzidos para a 5ª DP (Mem de Sá), onde foi verificado que Alberto tinha dez passagens por furto, roubo e outros delitos e Reinaldo, duas anotações por furto e uma por lesão corporal.
 

Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de 20/1, os agentes cumpriram 472 mandados de prisão – sendo 24 por homicídio, 210 por roubo, 96 por furto, 51 por tráfico de drogas e 91 por outros crimes.
 

Além disso, 3.053 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 2.916 detidas por posse para consumo e 137 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 92 pessoas por porte de arma branca, 22 por portar arma de fogo, 327 por roubo e furto e 973 por outros delitos.
 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 20.013 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, onde 175 veículos foram rebocados por apresentarem alguma irregularidade.
 

Atendimento ao cidadão


O Disque Lapa Presente (97954-2424) recebeu, desde a noite do dia 2 de janeiro de 2014, 2.388 ligações. O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante.
 

A Operação Lapa Presente funciona de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e às sextas-feiras e aos sábados, das 21h30 às 5h30. Os 135 agentes (76 policiais militares e 59 agentes civis) patrulham a região da Lapa com 24 bicicletas e 11 viaturas e são equipados com rádios de comunicação e braçadeiras que facilitam a identificação.
 

Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além da Comlurb. O efetivo circula pelo bairro para coibir roubos, uso e venda de drogas e promover o ordenamento urbano, além de realizar ações sociais como o acolhimento de moradores de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário