quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

PEQUENOS PRODUTORES APOSTAM EM BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS COM INCENTIVOS DO RIO RURAL


Agricultores aprovam resultados de técnicas de manejo sustentável adotadas com assistência da Emater-Rio

Pequenos agricultores da Região Serrana do Rio de Janeiro, dedicados à produção de hortaliças, estão aumentando a produtividade em suas lavouras graças à adoção de práticas sustentáveis incentivadas pelo Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura. Os irmãos André e José Luis Rodrigues do Cabo, moradores da microbacia do Caxambu, em Petrópolis, comemoram os resultados obtidos desde 2014, quando começaram a implantar, em seus sítios, iniciativas inovadoras que contribuem para melhoria na produção e aumento na renda, com preservação ambiental.

Membros da Associação dos Produtores Hortigranjeiros e Floricultores do Caxambu e Adjacências, eles participam das reuniões do comitê gestor da microbacia (Cogem) e estão atentos às boas práticas sugeridas pelo técnico da Emater-Rio, André Azevedo.

- Se é para melhorar nossa vida e nossas plantações, estamos prontos para experimentar as práticas do Rio Rural. Antes, não sabíamos, por exemplo, como combater as pragas que destroem rapidamente nossas lavouras. Hoje, as caldas e o uso de biofertilizantes têm nos ajudado bastante - comentou André Rodrigues, de 36 anos.

A família sofreu grandes perdas com pragas no início de 2014, como conta Estelina Rodrigues do Cabo, mãe dos dois agricultores.

- Perdemos quase tudo de nossa plantação. Graças ao uso de algumas práticas ensinadas pelo técnico, estamos com a situação estabilizada, ampliando a produção e vendendo mais - comentou a produtora rural. Seu filho José Luis já está sendo beneficiado pelo Rio Rural em dois subprojetos: plantio direto e rotação de culturas. Enquanto isso, o outro filho, André, espera ser sorteado pelo programa este ano e receber o incentivo para implantar os subprojetos caldas alternativas, rotação de cultura e de irrigação (aspersão de baixo impacto).

Mesmo antes de outros benefícios, os irmãos já estão investindo, com recursos próprios, em práticas de controle biológico, manejo integrado de pragas (MIP) e adubação verde. Segundo André, uma das práticas que mais chamaram sua atenção foi o plantio da crotalária, uma espécie de leguminosa usada para forração e adubação verde.

- Com este método, nossas hortaliças estão mais bonitas, crescem mais - declarou.

O técnico executor do Rio Rural, André Azevedo, explicou que a crotalária ajuda na redução de nematóides (vermes) que provocam lesões nas raízes das plantas e prejudicam o desenvolvimento das lavouras.

- Os resultados são muito eficientes, porque a crotalária é fonte de nitrogênio, ótimo nutriente para o solo. Estudos mostram que a utilização da adubação verde como fonte de carbono e nitrogênio para a produção orgânica de hortaliças e frutíferas pode aumentar a produção em cerca de 30% - explicou.

O produtor José Luis fez questão de ressaltar os bons resultados obtidos com a utilização de biofertilizantes e de caldas sulfocálcicas (conhecidas também como caldas naturais).

 -Resolvemos apostar em várias práticas ao mesmo tempo e estamos colhendo os resultados. O bom é que nosso trabalho está servindo de exemplo para outros aqui da comunidade - concluiu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário