domingo, 17 de janeiro de 2016

LINHA 4 DO METRÔ: ESTAÇÕES RETRATAM O RIO DE JANEIRO


Espaços ganharam painéis com imagens da cultura carioca

Com estudos de harmonização de cores, painéis de azulejos, esculturas, grafites e mosaicos, todas as estações da Linha 4 do Metrô (Barra-Ipanema) foram planejadas para estimular as sensações dos usuários em uma leitura do Rio de Janeiro. Conheça as intervenções artísticas das estações com painéis de azulejos. 

>>> ESTAÇÃO NOSSA SENHORA DA PAZ

Obra: Mosaico Nossa Senhora da Paz
Localização: Acesso Maria Quitéria

Autor: Mariana Lloyd
 
A padroeira de Ipanema, Nossa Senhora da Paz, está representada em um painel de mosaicos. A artista utilizou uma variedade de materiais na obra: azulejos, vidro, pedras coloridas e smalti (pasta de vidro).

Em três meses, a imagem que ocupa o centro de um grande painel surgiu. Áreas de sombra e luz foram conseguidas pelo uso de peças de diferentes tonalidades. As lisas ou decoradas usadas no manto foram escolhidas para se harmonizarem com as peças transparentes, que, em volta da coroa da Santa, lembram pontos de luz.
Nos quatro cantos do painel, detalhes inspirados nos desenhos do revestimento das paredes da Igreja de Nossa Senhora da Paz servem de moldura.

Obra: pax
Localização: Acesso Joana Angélica

Autor: Urbano Iglesias
 
Uma escultura recortada em chapa de ferro surpreenderá o usuário do metrô. A figura de braços abertos tem o símbolo que representa a paz universal: uma pomba branca. A palavra PAX, paz em latim, reforça a composição alegórica.





Obra: Linha do tempo

Localização: Acesso Joana Angélica

Autor: Luiz Neves
 
O painel retrata elementos históricos e curiosidades de Ipanema. Os fragmentos contemplam figuras como notícias de jornal e o bairro nos anos 20. O painel lembra ainda Pixinguinha e uma de suas mais famosas composições: Carinhoso.


 
>>> ESTAÇÃO ANTERO DE QUENTAL


 Obra: O Surfista
Localização: Mezanino

Autor: Urbano Iglesias
Tendo como fundo uma antiga gravura japonesa, a figura de um surfista se destaca. As outras pranchas, projetadas para a frente do painel, estimulam a sensação de terceira dimensão e complementam o conjunto.
 


>>> ESTAÇÃO JARDIM OCEÂNICO

Obra: Fauna da Barra
Localização: Acessos Mar e Lagoa

Autor: Urbano Iglesias
 
A rápida urbanização da Barra da Tijuca fez com que o habitat de muitos exemplares da fauna local ficasse ameaçado. A representação fotográfica de 11 animais servirá para que sejam lembrados pelos passageiros.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário