terça-feira, 19 de janeiro de 2016

HEMORIO FAZ CAMPANHA PARA DOAÇÃO DE SANGUE NO CARNAVAL

 

Ações têm como objetivo reforçar os estoques durante os dias de folia

O Hemorio, vinculado à Secretaria de Saúde, lançou nesta terça-feira (19/1) a 13ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade para incentivar a população a doar sangue e reforçar os estoques para o carnaval. O hemocentro elaborou uma programação especial para os doadores.

– O objetivo é manter a média de 300 doações de sangue por dia no carnaval, período em que as pessoas deixam de comparecer ao Hemorio, por conta das festas – afirmou o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.


O hemocentro, que abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), tem capacidade para receber até 500 doadores diariamente.


Historicamente, há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias nos dias de folia. No entanto, durante as duas primeiras semanas de janeiro, o Hemorio registrou queda e coletou, em média, 120 bolsas de sangue por dia.
 

Programação

No dia 26 deste mês, o Hemorio fará coleta móvel de sangue na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na Barra da Tijuca. Já em 2 de fevereiro, o desfile do bloco Vem Doar Pra Mim vai incentivar os foliões a doarem sangue no Hemorio, além de sortearem fantasias cedidas pela escola de samba Estácio de Sá.


Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.


Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário