quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Comitê Rio 2016 em Teresópolis

Catão e representantes das secretarias de Cultura, Turismo, Educação, Esportes e Segurança Pública se encontram com membros do Comitê Rio 2016


​​
 O Prefeito Marcio Catão recebeu nesta quarta-feira, 11, a visita de dois representantes do Comitê Olímpico Rio 2016. O encontro teve o objetivo de conversar sobre a participação de Teresópolis no revezamento da Tocha Olímpica, em julho do próximo ano.  A reunião também foi acompanhada pela secretária de Cultura e de Turismo, Cléo Jordão, pelas subsecretárias de Educação e de Esportes, Graça Medeiros, de Saúde, Vera Almada, e pelo agente da Segurança Pública, Gil Wellington.

Teresópolis é uma das 300 cidades que deverá participar do revezamento do maior símbolo das competições que começam em agosto do ano que vem. Doze mil pessoas vão conduzir a chama olímpica da Rio 2016. A jornada terá início em maio, na capital Brasília, e vai durar cerca de 100 dias. Serão 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10 mil milhas aéreas, em trechos das regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande, sem que o fogo se apague.

Cada condutor percorrerá cerca de 200 metros. Além das 300 cidades que receberão o revezamento propriamente dito, outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A jornada se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no estádio do Maracanã.

A TOCHA
Esculpida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, a tocha pesa 1,5 quilo e mede 69 centímetros quando aberta. Ao se abrirem, as suas três partes revelam contornos do Rio de Janeiro: mar, montanhas e ondas do calçadão da Praia de Copacabana.  A tocha é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos, representando paz, união e amizade. 

Texto- Gisele Barreto
Fotos – Marcelo Roza


Nenhum comentário:

Postar um comentário