sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Parque Estadual Cunhambebe ganha sede para incentivar ecoturismo e integração com a comunidade


Parque Estadual Cunhambebe ganha sede para incentivar ecoturismo e integração com a comunidade

Expectativa é aumentar visitação na Costa Verde, considerada por guia internacional um dos 10 melhores destinos turísticos do mundo

Ascom SEA/Inea

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, inauguraram nesta sexta-feira (13/11) a sede do Parque Estadual Cunhambebe (PEC), em Mangaratiba. O complexo administrativo, com 1,5 mil metros de área construída, conta com centro de visitantes e auditório, além de alojamentos para guarda-parques e pesquisadores. A expectativa é dobrar a visitação com as melhorias na infraestrutura de atendimento e a integração com a comunidade.

O governador citou investimentos do estado na região, como a estrada Paraty-Cunha e a própria construção da sede, como importantes para o desenvolvimento econômico sustentável da Costa Verde, relacionada recentemente pela revista Lonely Planet como um dos 10 destinos turísticos do mundo a serem visitados em 2016.

- Essa região está entre os 10 melhores destinos turísticos do mundo. Tenho certeza de que será uma das que mais receberá turistas nos Jogos Olímpicos – comemorou Pezão.

Com 38 mil hectares, o PEC recebe cerca de 18 mil visitantes por ano (dados de 2013), atraídos pelas montanhas, cachoeiras e sítios históricos. O incentivo ao turismo responsável e a integração com a comunidade são fundamentais para a gestão atual das unidades de conservação, segundo o secretário estadual do Ambiente.

- Investir no meio ambiente traz emprego e renda. Queremos que este seja um espaço vivo para a população local e para os turistas, porque só protege quem conhece e usa. Além destas iniciativas que estão se concretizando, estamos discutindo também parcerias com a iniciativa privada – disse André Corrêa.

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marcus Lima, destacou o trabalho de integração com a comunidade que vem sendo feito através da capacitação de pessoal, que resultou na formação da Associação de Monitores da Costa Verde. “Para mobilizar as pessoas para a preservação, precisamos trazê-las para as nossas unidades de conservação”, afirmou.

A construção utilizou critérios sustentáveis, com energia solar, reuso de água de chuva, telhado verde e madeira certificada. A pavimentação das áreas externas foi feita com material permeável e drenante e o projeto privilegiou a ventilação e iluminação naturais, para garantir a renovação do ar e amenização climática. No Centro de Visitantes, um grafite de Bruno Big, ocupando toda uma parede, tem como temática cachoeiras e pássaros, destacando a rica biodiversidade do parque.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo, ressaltou que a construção da nova sede do parque é mais uma conquista da gestão estadual de unidades de conservação, que se tornou referência nacional. “Temos a certeza de que este é o início de um novo ciclo de desenvolvimento para esta região, voltado para o uso sustentável dos recursos naturais, a proteção da biodiversidade e a dignidade das comunidades do entorno”, disse o diretor.

Durante a solenidade foram entregues os crachás de credenciamento de 24 condutores de visitantes aptos a atuarem diretamente no Parque, dentro do Programa Estadual de Guias de Turismo e Condutores do Estado, realizado pelo Inea. O condutor Bruno Batista, representando os demais, recebeu seu crachá do governador e do secretário. A festa foi encerrada com apresentações da Banda Imperial da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças e do jongo do Quilombo da Marambaia.

A solenidade contou com as presenças do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca; do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo; e do prefeito de Mangaratiba, Ruy Tavares; e da chefe do parque, Cristiana Pompeo.

Serviço:
Parque Estadual Cunhambebe
Sede: Estrada da Cachoeira, s/n - Mangaratiba
Funcionamento: Segunda a domingo, das 9h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário