sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Prestação de contas: Prefeito Márcio Catão encerra semana de encontros com os servidores municipais, e apresenta a nova secretária de educação, professora há 37 anos

 Prefeito Márcio Catão: “... tenho certeza de que com o esforço e dedicação dos nossos valorosos funcionários, vamos vencer essa luta e Teresópolis viverá dias bem melhores”


Funcionários das secretarias de Fazenda, Administração, Governo, Planejamento e da Procuradoria Geral serem recebidos pelo prefeito Márcio Catão


Professora há 37 anos, Marlene Cupertino foi apresentada oficialmente como nova secretária de Educação

Yára da Rocha Medeiros, controladora interna, apresenta o levantamento da situação orçamentária e financeira da Prefeitura, esclarecendo os motivos que vêm obrigando a Administração Municipal a pagar os salários de ativos e inativos de forma escalonada

Prestação de contas: Prefeito Márcio Catão encerra
semana de encontros com os servidores municipais

Novas reuniões serão agendadas para inativos e Educação

 A reunião desta sexta-feira, 13, encerra a semana de encontros do prefeito Márcio Catão com os funcionários das repartições públicas municipais. A agenda teve início na segunda, 9, com a proposta de apresentar à categoria o levantamento da situação orçamentária e financeira da Prefeitura, esclarecendo os motivos que vêm obrigando a Administração Municipal a pagar os salários de ativos e inativos de forma escalonada. Na próxima semana, deverão ser marcadas novas reuniões com os servidores da Secretaria de Educação, e definida a data em que o prefeito receberá aposentados e pensionistas.

Em todas as agendas, a secretária municipal de Controle Interno, Yára da Rocha Medeiros, apresentou demonstrativo sobre a situação encontrada pelo prefeito Márcio Catão no dia 30 de outubro. Pelo levantamento, a expressiva queda na arrecadação, o atraso e a redução de recursos federais e estaduais e o uso de receitas, sem o devido planejamento, vêm comprometendo a saúde financeira e orçamentária da Prefeitura.

“Este é um encontro que venho planejando fazer com os servidores para que todos tenham conhecimento da realidade pela qual passa a prefeitura. Estamos numa situação bastante complicada, mas tenho certeza de que com o esforço e dedicação dos nossos valorosos funcionários, vamos vencer essa luta e Teresópolis viverá dias bem melhores. Contem comigo, me deem um voto de confiança”, declarou o prefeito.


Educação - Na manhã de quinta-feira, dia 12, aconteceu reunião com os servidores da Secretaria de Educação, quando foi apresentada oficialmente a secretária, Marlene Cupertino. Funcionária pública de carreira e professora há 37 anos, ela tem MBA na área de gestão empreendedora na Educação. “Já estão sendo tomadas medidas administrativas e, em breve, apresentaremos o novo organograma da secretaria. Estou aqui para somar, e gostaria do apoio da categoria. Eu me coloco à disposição de todos: professores, pessoal de apoio e sindicatos. Só peço um tempo para me organizar melhor”.

A categoria propôs a criação de uma comissão para fazer um levantamento geral do setor, desde o número de funcionários efetivos, comissionados e contratados, e de todas as despesas com fornecedores e prestadores de serviço para a manutenção da rede municipal de ensino. A ideia é apontar medidas para enxugar os gastos.


Saúde – A explanação para os funcionários da Secretaria de Saúde ocorreu no final da tarde desta quinta-feira, 12. Durante o encontro, a controladora interna do município, Yára da Rocha Medeiros, apresentou novamente o demonstrativo inicial sobre a situação orçamentária e financeira do município, ressaltando que os valores estimados de receita/despesa pela gestão anterior para 2015 não se concretizaram.

 A controladora fez uma análise sobre as despesas que a Prefeitura tem atualmente, como folha de pagamento dos servidores; dívidas com o Tereprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis); e com fornecedores. Mais uma vez, o prefeito reforçou sua disposição em contribuir para que a ordem seja reestabelecida e que a prioridade é o pagamento dos salários dos funcionários.

Mais cinco secretarias – No último encontro da semana, nesta sexta, 13, foi a vez dos servidores das secretarias de Fazenda, Administração, Governo, Planejamento e da Procuradoria Geral serem recebidos pelo prefeito Márcio Catão.  Na ocasião, ele anunciou que, em reunião com representantes da empresa responsável pela reforma da Praça Olímpica, ficou acordado que a mesma irá entregar a obra pronta no mês de dezembro.

Contenção de despesas e recuperação de receitas
Entre as medidas urgentes de contenção de despesas que vêm sendo postas em prática pela Administração Municipal estão a renegociação dos contratos com fornecedores e prestadores de serviço e a diminuição do número de titulares em secretarias.

Sobre a exoneração dos ocupantes de cargos em comissão e de funções gratificadas, o prefeito Márcio Catão relembrou que esta iniciativa vem sendo adotada desde o mês de agosto, quando assumiu a Administração Municipal pela primeira vez. “Houve época em que existiram cerca de 1.200 cargos na Prefeitura. Desde que fui reconduzido, em setembro, e quando retornei, no final de outubro, esse número caiu para 575. Entretanto, não é possível extinguir todos, pois a Prefeitura precisa manter em torno de 300 cargos, de funções estratégicas, para funcionar bem”, esclareceu.

O incentivo à arrecadação, referentes ao IPTU, ISS e ICMS, entre outros tributos, foi apontado como medida urgente a ser posta em prática. Equipes das secretarias de Fazenda e de Planejamento estão avaliando de que forma isso pode ser feito. “Estamos montando uma equipe para atuar na elaboração e gestão de projetos visando à captação de recursos e investimentos em áreas prioritárias”, completou o prefeito.


Fotos – crédito Marcelo Roza


Nenhum comentário:

Postar um comentário