domingo, 8 de novembro de 2015

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO RECEBE MATRÍCULA PARA 2016


 
Interessados devem acessar o site Matrícula Fácil

Prosseguem abertas, até o dia 1º de dezembro, as inscrições da primeira fase da pré-matrícula da rede estadual no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Na página eletrônica, há informações sobre o processo de inscrição, escolas com vagas disponíveis, idade para se inscrever em cada série ofertada, e como e quando confirmar sua matrícula na escola.

Este ano, não haverá mais processo seletivo para as escolas que anteriormente contavam com essa forma de ingresso. Com exceção das unidades de Ensino Médio de Referência, cuja entrada será por meio de sorteio público, para garantir uma vaga nas demais escolas da rede é necessário acessar o site ‘Matrícula Fácil’.

No dia 23 de dezembro, a Seeduc divulgará a relação nominal de todos os estudantes alocados. Além disso, será enviado SMS para os candidatos que, no ato na matrícula, cadastraram corretamente o número do celular. No período de 6 a 12 de janeiro, será preciso confirmar a vaga diretamente na escola selecionada. As informações sobre a alocação, bem como datas e horários para apresentação, estarão disponíveis no menu ‘Consulte sua Inscrição’.

Na ocasião, será preciso apresentar os seguintes documentos: identidade ou documento que a substitua e CPF (se possuir); histórico escolar ou declaração da última unidade em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos (original e cópia); laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); comprovante de residência; e comprovante do atestado com tipo sanguíneo e o fator rhesus (fator RH).

A segunda fase da pré-matrícula acontecerá no período de 19 a 24 de janeiro, sendo os dois primeiros dias (19/01 e 20/01) exclusivos para os candidatos não alocados na primeira fase. Os demais serão destinados aos alunos que não confirmaram matrícula e os novos dos ensinos Fundamental e Médio.

As oportunidades são para: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (formação de professores em horário integral); módulos I, II, III e IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos; 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular; e fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos.

Dupla Escola

Ensino Médio Vocacional Profissionalizante - Reúne as propostas de formação técnica de nível médio com formatos diversos, sob a égide da educação integral. Oferecendo ao aluno horário diferenciado e formação plena, a proposta conjuga a formação geral à formação para a cidadania e para o mundo do trabalho.

Ensino Médio Vocacional Intercultural - Percurso formativo que garante ao aluno o domínio e o uso da língua estrangeira de forma fluente, beneficiando-o com a ampliação dos conhecimentos em diversas áreas do conhecimento – o que é desenvolvido e estimulado através de um trabalho interdisciplinar. O ensino da língua estrangeira é concebido como estratégia para a formação de alunos críticos e autônomos.

Ensino Médio Articulado ao Técnico - Proposta inovadora de educação profissional direcionada aos alunos do nível médio.

Solução Educacional

Proposta que prioriza a educação integral, concretizada a partir da aliança entre a formação geral e a aquisição de competências e habilidades diferenciais. Dispensa tratamento integrador ao currículo escolar, baseando-se no conceito de educação plena e relacionando os saberes aos desafios juvenis, ao conhecimento acumulado e a transformação da realidade.

Renovação de Matrícula

Para quem já é aluno da rede estadual e deseja permanecer na mesma escola, é preciso renovar a matrícula na unidade escolar, diretamente na secretaria da escola, até o dia 20 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário