terça-feira, 10 de novembro de 2015

Prefeito Márcio Catão conquista parceria de empresários para UPA

Prefeito Márcio Catão: colaboração de empresários em força-tarefa pelo Município

 Funcionários das secretarias de Cultura, de Turismo, de Defesa Civil e de Meio Ambiente acompanham prestação de contas da Administração Municipal




Prefeito Márcio Catão conquista parceria de empresários para UPA

 Durante reunião nesta terça, dia 10, com os servidores municipais, o prefeito Márcio Catão anunciou que, por conta da grave crise econômica que vem atingindo o Município, está buscando a parceria dos empresários da cidade para uma série de iniciativas. Realizada através de entidades como Sincomércio, Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas e Teresópolis Convention & Visitors Bureau, a mobilização já rendeu o compromisso de garantir a alimentação de pacientes e funcionários da UPA Teresópolis por cerca de três semanas, bem como a reforma dos banheiros da unidade de pronto atendimento.
Servidor esclarece dúvida com o prefeito Márcio Catão

“Cada um faz a sua parte em benefício da cidade. Estamos trabalhando com transparência e respeito ao funcionalismo e aos cidadãos. Tenho certeza que outros empresários vão aderir a essa força tarefa”, assinalou o prefeito.

O segundo encontro da semana entre o gestor municipal e os servidores aconteceu no Teatro Municipal, no 2º piso da Prefeitura, com funcionários das secretarias de Cultura, de Turismo, de Defesa Civil e de Meio Ambiente. Marcaram presença os secretários das pastas - Cléo Jordão, Roberto Silva e Eduardo Niebus, além do subsecretário Leandro Coutinho e da técnica da Secretaria de Fazenda, Tania Reis.

A proposta é apresentar à categoria o levantamento da situação orçamentária e financeira da Prefeitura, esclarecendo os motivos que vêm obrigando a Administração Municipal a pagar os salários de ativos e inativos de forma escalonada. As reuniões seguem até a próxima sexta-feira, 13, por secretaria. Nos próximos dias deverão ser divulgados dia e local do encontro com os aposentados e pensionistas.

Apresentado pela secretária municipal de Controle Interno, Yára da Rocha Medeiros, o demonstrativo inicial sobre a situação orçamentária e financeira do Município aponta que até este mês de novembro, a Prefeitura tem um total de despesas de R$ 70,4 milhões, provenientes de fontes de recursos diversas. O montante se refere a compromissos atrasados a serem honrados e inclui pagamento de servidores ativos e inativos, o repasse mensal constitucional ao Legislativo Municipal e os valores do incentivo ao Centro Universitário Serra dos Órgãos, entre restos a pagar, ou seja, de exercícios anteriores.

O incentivo à arrecadação, para recuperação de créditos relativos ao IPTU, ISS e ICMS, entre outros tributos, foi apontado como medida urgente a ser posta em prática. “Equipe das secretarias de Fazenda e de Planejamento estão avaliando de que forma isso pode ser feito. Na minha gestão, a prioridade é o funcionalismo, mas nosso compromisso é com toda a população. A tarefa é árdua pela recuperação do município. Estamos empenhados em resgatar o respeito por Teresópolis”, finalizou Márcio Catão.

Exonerações
Entre as medidas urgentes de contenção de despesas que vêm sendo postas em prática pela Administração Municipal estão a renegociação dos contratos com fornecedores, a redução dos salários de prefeito, secretários e de subsecretários municipais e a diminuição do número de titulares em secretarias para 13.

Sobre a exoneração dos ocupantes de cargos em comissão e de funções gratificadas, o prefeito Márcio Catão relembrou que esta iniciativa vem sendo adotada desde o mês de agosto, quando assumiu a Administração Municipal pela primeira vez. “Houve época em que existiram cerca de 1.200 cargos na Prefeitura. Desde que fui reconduzido, em setembro, e quando retornei, no final de outubro, esse número caiu para 575. Entretanto, não é possível extinguir todos, pois a Prefeitura precisa manter em torno de 300 cargos, de funções estratégicas, para funcionar bem”, esclareceu.

O calendário de reuniões dos funcionários públicos municipais com o prefeito Márcio Catão está definido da seguinte forma:
Quarta-feira, dia 11
• 7h30, Parque de Exposição de Albuquerque – servidores da Secretaria de Agricultura;
• 11h, Teatro Municipal – servidores das secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos da Mulher, Esportes e Lazer, Trabalho e Emprego;
Quinta-feira, dia 12
• 8h, Teatro Municipal – servidores da Secretaria de Educação;
• 17h, Teatro Municipal – servidores da Secretaria de Saúde;
Sexta-feira, dia 13
• 10h, Teatro Municipal – servidores das secretarias de Administração, Fazenda, Governo, Planejamento e da Procuradoria Geral.



Fotos – crédito Marcelo Roza


Nenhum comentário:

Postar um comentário