Prefeito Márcio Catão presta contas aos servidores da Secretaria de Agricultura
|
Vereador Maurício Lopes explica obrigatoriedade do repasse constitucional ao Legislativo |
Secretária de Controle Interno Yára Medeiros apresenta levantamento da situação financeira e orçamentária da Prefeitura aos servidores de quatro secretarias |
Prefeito segue cumprindo agenda com servidores
Foram realizadas nesta quarta-feira, dia 11, mais duas reuniões do prefeito Márcio Catão com o funcionalismo municipal. Como vem ocorrendo desde segunda, 9, foi apresentado levantamento da situação orçamentária e financeira da Prefeitura, para esclarecer os motivos que vêm obrigando a Administração Municipal a pagar os salários de ativos e inativos de forma escalonada.
Os dois encontros desta quarta contaram com a participação do vereador Maurício Lopes, presidente da Câmara Municipal. As reuniões seguem até esta sexta, dia 13, por secretaria.
“Vou cumprir a minha obrigação e continuar trabalhando pela recuperação econômica e administrativa do Município. Peço a união de todos nesse objetivo, para que Teresópolis continue sendo a melhor cidade do mundo para se viver”, conclamou o prefeito.
O primeiro encontro do dia aconteceu na Secretaria de Agricultura, em Albuquerque, e foi acompanhado pelo titular da pasta, secretário Fernando Mendes. Por se tratar de uma das principais atividades econômicas de Teresópolis, foi proposto um trabalho para que o Município possa se beneficiar de incentivos dos governos estadual e federal, a fim de aumentar a arrecadação e acelerar sua recuperação econômica.
A segunda reunião foi realizada no Teatro Municipal – no 2º piso da Prefeitura, com os servidores das secretarias de Desenvolvimento Social, Esportes e Lazer, Direitos da Mulher e de Trabalho e Emprego. Marcaram presença a secretária Tania Iorio, a técnica da Secretaria de Fazenda, Tania Reis, a presidente do SindPMT – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis, Andréa de Andrade Pacheco, e os funcionários Francisco de Assis Lopes e Cremil de Souza, do comando de greve da categoria.
Nas duas agendas, o vereador Maurício Lopes esclareceu o motivo do repasse mensal feito pela Prefeitura ao Legislativo, que é uma obrigação constitucional que, se não for cumprida, pode penalizar o prefeito. Segundo ele, em sua gestão os recursos são aplicados de forma que se houver saldo referente à economia feita pelo Legislativo, a importância seja devolvida aos cofres públicos, no final do exercício.
De acordo com apresentação feita pela secretária municipal de Controle Interno, a previsão orçamentária de 2015 foi superestimada. “O Município previa receber em torno de R$ 463 milhões, entre receitas diversas e repasses estaduais e federais. Porém, levantamento feito até o dia 30 de outubro, quando o prefeito Márcio Catão assumiu a Administração Municipal, mostra queda significativa da arrecadação”, explicou Yára Medeiros.
A redução e o atraso no repasse de recursos estaduais e federais complicam ainda mais a situação em Teresópolis. Além disso, a folha de pagamento ultrapassou o limite de 54% de gastos permitidos com pessoal, conforme previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
O incentivo à arrecadação, referentes ao IPTU, ISS e ICMS, entre outros tributos, foi apontado como medida urgente a ser posta em prática. Equipes das secretarias de Fazenda e de Planejamento estão avaliando de que forma isso pode ser feito.
“Recorremos ao Judiciário e alguns juízes da comarca se ofereceram para formar uma força-tarefa nos cartórios, a fim de dar andamento a processos tendo em vista a recuperação de créditos em favor do Município”, informou o prefeito Márcio Catão.
O calendário de reuniões dos funcionários públicos municipais com o prefeito Márcio Catão está definido da seguinte forma:
Quinta-feira, dia 12
• 8h, Teatro Municipal – servidores da Secretaria de Educação;
• 17h, Teatro Municipal – servidores da Secretaria de Saúde;
Sexta-feira, dia 13
• 10h, Teatro Municipal – servidores das secretarias de Administração, Fazenda, Governo, Planejamento e da Procuradoria Geral.
Fotos – crédito Marcelo Roza
Nenhum comentário:
Postar um comentário