sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Teresópolis ganha caminhão para coleta seletiva de lixo e posto avançado do Inea








Teresópolis ganha caminhão para coleta seletiva de lixo e posto avançado do Inea

Secretário Estadual do Ambiente espera incentivar a reciclagem na cidade e facilitar a vida dos empreendedores locais que precisam dos serviços do órgão ambiental


Ascom SEA/Inea

O secretário de Estado do Ambiente,  André Corrêa, esteve nesta sexta-feira (13/11) em Teresópolis, onde fez a entrega de uma caminhão para o programa Coleta Seletiva Solidária do município e visitou o posto avançado da Superintendência Regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na Rua Francisco Sá, no Centro da Cidade.

A partir de agora, os empreendedores do município não precisarão mais se deslocar até o Rio de Janeiro ou Petrópolis, onde fica a sede da superintendência, para recorrer ao instituto. A partir de agora, esse posto já está funcionando na Calçada da Fama. “A iniciativa é um importante passo para desburocratizar e aproximar a área ambiental do Governo do Estado da cidade de Teresópolis” – destacou o secretário, que estava acompanhado do presidente do Inea, Marcus Lima.

Em seguida, no pátio da prefeitura, André Corrêa fez a entrega de um caminhão para a coleta seletiva de lixo em Teresópolis.  André Corrêa disse acreditar que o equipamento vai ajudar bastante a melhorar o trabalho de reciclagem em Teresópolis, além de gerar trabalho e renda. O secretário lembrou que "às vezes, a pessoa separa o lixo orgânico do reciclável, mas não tem como entregar; a pessoa acaba desestimulada”.

Na avaliação de André Corrêa, o caminhão vai melhorar e potencializar a coleta seletiva no município. “O material reciclável que vai parar no aterro sanitário, diminui a vida útil do aterro e ainda representa um desperdício. Estamos jogando dinheiro fora. Agora, também estamos oferecendo a oportunidade de gerar trabalho e renda para moradores do município” – enfatizou o secretário, saudando a presença de representantes da Cooperativa de Catadores local.

O secretário lembrou que o orçamento da SEA foi cortado em 50 por cento, por conta da crise econômica, agravada com a perda dos royalties do petróleo, consequência da paralisação das atividades do setor e de toda a cadeia produtiva. “Em consequência, a arrecadação de ICMS caiu na mesma proporção”  - explicou.

André Corrêa lembrou que, “em momentos de crise, existem dois tipos de pessoas: aquelas que se abatem e se escondem e aquelas que puxam energia e procuram superar os obstáculos”.

Ele lembrou que, desde que assumiu a Secretaria do Ambiente, tem procurado contribuir exercendo o papel de político. “Apesar de toda essa lambança que estamos vivendo, não existe outro caminho a seguir, se não o da Política, com P maiúsculo” - ressaltou.

Ainda na sede da prefeitura, o secretário entregou o Plano Municipal de Saneamento. Embora admitindo que a Secretaria não tem recursos para a implantação do plano na forma e na velocidade  necessárias, ele afirmou que, hoje, está sendo dado um passo importante. Até porque, acrescentou , você não consegue captar recursos sem planejamento. “Então, hoje, a gente cumpriu essa etapa” – comemorou o secretário, diante do prefeito, do secretário municipal de meio ambiente e de lideranças políticas, comunitárias e religiosas de Teresópolis.
O Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento que serve de base para a formulação de projetos executivos de intervenções ligadas ao saneamento básico e drenagem, além de auxiliar na preparação de editais de concessão de serviços de tratamento e distribuição de água e a implantação de redes de coleta e tratamento de esgoto.

André Corrêa aproveitou a visita a Teresópolis para anunciar que está empenhado em trabalhar num projeto de reestruturação da Feirinha do Alto. Os arquitetos já foram contratados e, em breve, será feita uma apresentação das melhorias aos microempresários que trabalham na feirinha, para que eles possam tomar conhecimento e oferecer sugestões. “Queremos atuar de forma participativa” – explicou.

O secretário destacou que já está sendo feito um trabalho forte na cidade, prevenindo enchentes em períodos de chuvas. “O Inea já vem realizando intervenções em rios e córregos  no Centro, no bairro de Bonsucesso e na zona rural” – lembrou André Corrêa.





Fotos: Geizon Corrêa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário