segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ampla participa da VII Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica



Campanha alerta sobre os cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes


A Ampla participa de hoje a 19 de agosto da VII Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Na busca da conscientização de seus clientes, além da Ampla, outras 45 distribuidoras participam desta mobilização nacional, com o objetivo de alertar sobre os cuidados a serem tomados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica.A campanha nacional, que tem como slogan “Segurança – Escolha a Vida”, ressalta que os maiores índices de acidentes no país, no ano de 2011, ocorreram na construção ou manutenção predial, representando 32% do geral, com 272 acidentados. Além disso, acidentes causados por pipas em contato com a fiação, por ligações clandestinas de energia e pela instalação ou reparação de antenas de TV também representaram parte relevante do número de acidentes. Em 2011, a Ampla registrou 35 acidentes envolvendo sua rede de distribuição de energia, dentre eles, oito fatais.Entre as ações previstas pela distribuidora durante a Semana de Segurança estão ações nas redes sociais, divulgação nas TV’s das Lojas de Atendimento e gravações na Central de Atendimento, além de publicação de banner no site da companhia.

Confiram as dicas:
 · Antenas: instalar antena perto da rede elétrica é perigoso. Só instale ou conserte antenas longe da rede elétrica e quando o tempo estiver bom. Em caso de queda da antena, não tente segur,á-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte um profissional qualificado. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica.






· Pipas: empinar pipa perto da rede elétrica é perigoso. Elas podem enroscar nos fios com risco de descarga elétrica. O que é para ser apenas uma brincadeira pode se transformar em um grave acidente. Soltar pipa exige cuidados especiais e deve ser feito longe de postes e fios de energia. Materiais metálicos também não devem ser utilizados na fabricação deste brinquedo, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, podendo causar até a morte de uma pessoa.O uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso de cerol também pode provocar acidentes com motociclistas. A população não deve tentar mexer em qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea, por exemplo. ·



Construção: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais devem estar sempre afastados da rede elétrica na hora de construir e reformar. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado. Não construa ou reforme perto da rede elétrica. Todo cuidado é pouco. ·


Balões: os balões respondem por muitos acidentes na rede elétrica já que ele pode cair aceso em florestas, residências e indústrias e até oferecer perigo à aviação. O que antes era considerado uma brincadeira hoje é crime. De acordo com a nova Lei de Crimes Ambientais, Lei Nº 9.605, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões agora é crime, como também fabricar, vender ou transportar. A pena prevista é de um a três anos de detenção ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Caso a rede energia elétrica seja afetada, a população pode entrar em contato com a central de relacionamento 0800 28 00 120.


Nenhum comentário:

Postar um comentário