Usuários podem realizar um passeio virtual pelas
ruas da cidade.
Google planeja mapear todas as cidades-sede da Copa de 2014.
Google planeja mapear todas as cidades-sede da Copa de 2014.
O Google adicionou nesta terça-feira (14) 77 novas cidades brasileiras ao serviço Street View, que permite realizar um passeio virtual pelos locais e encontrar pontos de referência para ajudar na localização. A proposta do Google é que, até a Copa do Mundo de futebol no Brasil em 2014, todas as cidades-sede estejam abastecidas pelo serviço.
Com isso, Brasília, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza agora permitem que os usuários visitem suas ruas virtualmente. Cidades como Cascavel, no Paraná, Ribeirão Preto e Bauru, em São Paulo, e Paraty, no Rio de Janeiro também foram adicionadas ao serviço. Entre as cidades-sede da Copa, Manaus e Cuiabá ainda receberão o Street View.
O Google não divulgou a lista completa de cidades brasileiras que já possuem o serviço Street View. A empresa, no entanto, possui um site que mostra locais mapeados pelo sistema (clique aqui para acessar).
O serviço, que disponibiliza imagens panorâmicas em 360º na horizontal e 290º na vertical, foi lançado em 2010 no país, o primeiro da América do Sul a contar com o Street View. Na época, 51 municípios foram mapeados, incluindo regiões metropolitanas das capitais e cidades históricas como Diamantina e Ouro Preto, em Minas Gerais. Atualmente, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba também possuem o serviço.
Congresso Nacional, em Brasília, visto pelo Street View (Foto: Reprodução)
De acordo com o Google, "o objetivo é mapear toda a malha viária do Brasil no Google Maps". No lançamento do serviço em 2010, Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, disse que o objetivo da empresa "é ter coberto 90% das ruas do país nos próximos anos".
Em locais em que o carro do Google não tem acesso, a empresa dá sequência ao passeio virtual utilizando fotos feitas por usuários. Por meio de imagens tratadas, é possível ver o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, por exemplo. A Reserva do Rio Negro, por exemplo, pode ser visitada virtualmente pelo Street View. “A novidade permite que você faça uma visita virtual de barco pelo rio Negro e flutue sobre os afluentes menores”, informa Karin Tuxen-Bettman, funcionário do Google responsável pelo projeto que quer levar a Amazônia ao Street View. Segundo ele, o projeto foi feito em parceria com a fundação Amazonas Sustentável.
Confira a lista com as 77 novas cidades que
possuem o Street View:
|
|||
Angra dos Reis Apucarana Aracaju Araguari Arapongas Araraquara Assis Chateaubriand Assis Avaré Barra do Piraí Bauru Brasília Cabo Frio Cambé Campina Grande Campo Mourão Campos Cascavel Castro Catanduva Cianorte Cruzeiro Feira de Santana Fortaleza Franca Goiânia Goioerê Guaratinguetá Ihéus Imperatriz Ipirá Itabuna Itapetininga Itapeva Jaboticabal João Pessoa Juazeiro do Norte Juiz de Fora Lençóis Paulista Londrina Lorena Luziânia Macaé Maceió Marília Maringá Matão Mossoró Muriaé Natal Ourinhos Paranavaí Paraty Petrolina Piraju Presidente Epitácio Presidente Prudente Recife Resende Ribeirão Preto Rolândia Salvador São José do Rio Preto São Luis Sertãozinho Teresina Toledo Trairi Ubatuba Uberlândia Umuarama Vila Velha Vitória da Conquista Volta Redonda Globo.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário