quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PEDRA BRANCA GANHA PRIMEIRA UNIDADE DE POLICIAMENTO AMBIENTAL DO RIO

O Governo do Estado inaugurou, nesta quarta-feira (15/08), a primeira Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) do Rio de Janeiro, no Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá. Inédita no país, a UPAm é uma iniciativa das secretarias do Ambiente e de Segurança com o intuito de intensificar o combate aos crimes ambientais no estado.

Com 38 policiais militares oriundos do antigo Batalhão de Polícia Florestal, a Upam irá atuar em três frentes de trabalho: no combate aos crimes ambientais dentro da Unidade de Conservação; no entorno do parque, em ações de prevenção a delitos ambientais; e na região onde o parque está situado, como por exemplo, no apoio às ações de repressão a delitos ambientais deflagradas pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (CICCA), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente.

- A Unidade de Policiamento Ambiental tem o objetivo de combater, por exemplo, o desmatamento, a exploração ilegal de areais, invasões, queimadas e o tráfico de animais silvestres - explicou o secretário secretário do Ambiente, Carlos Minc, durante a solenidade de inauguração.

           

Até o final do ano, serão implementadas mais quatro Unidades de Policiamento Ambiental (UPAm) nos parques estaduais de Ilha Grande; no Sul Fluminense; da Tiririca, em Maricá; dos Três Picos, na Região Serrana; e do Desengano, no Norte Fluminense.
- Além de garantir a segurança e a repressão aos crimes ambientais, as UPAms também servirão para estimular atividades que gerem empregos verdes. As UPAms irão nos auxiliar a incentivar a prática do ecoturismo, por exemplo. Em quatro anos, o nosso objetivo é quadruplicar o número de visitantes nos nossos parques, passando de 220 mil para 800 mil. Essa iniciativa também vai nos ajudar a aumentar a área protegida de Mata Atlântica - disse o secretário, lembrando que, desde a criação da Lei do ICMS Verde, em 2008, as áreas municipais protegidas dobraram, passaram de 105 mil para 220 mil hectares.

Empossado comadante do Comando de Polícia Ambiental (antigo Batalhão de Polícia Florestal), o coronel João Silvestre de Araújo elogiou a inciativa.


- Estamos inaugurando hoje a primeira de uma série de UPAms que queremos implementar no Estado do Rio. A iniciativa é inspirada na bem sucedida experiência das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) - disse ele, ressaltando que os 38 policiais militares ficarão sob o comando do capitão Diego de Oliveira, formado em Direito e que está na Polícia Militar há dez anos.


Para o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), André Ilha, a escolha do Parque Estadual da Pedra Branca para receber a primeira UPAm tem caráter simbólico.

- O parque da Pedra Branca é considerado a maior floresta urbana do mundo e, por ser pressionada em todas as suas vertentes pelo crescimento da cidade do Rio de Janeiro, o parque acaba sofrendo muitas espécies de delitos ambientais: invasões, queda de balões, desmatamento etc. que agora terá uma repressão mais expressiva com a instalação da Unidade de Policiamento Ambiental. Outro projeto muito importante do Governo do Estado é o serviço dos guarda parques que irão atuar, por exemplo, na prevenção e no combate a incêndios florestais. São 220 guarda parques selecionados por concurso que agora passarão por um treinamento - disse ele.


Para o chefe da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, José Maurício Padrone, as UPAms terão papel fundamental nas ações para reprimir crimes ambientais.

- Os policiais que atuam nas UPAms irão nos auxiliar nas nossas ações nas regiões onde essas unidades serão instaladas. Desta forma, poderemos intensificar as nossas operações - afirmou.

Governo do Estado do RJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário