quarta-feira, 16 de março de 2016

Caixa Econômica concorda com questionamento do Procon Estadual e altera a publicidade de suas premiações



Autarquia havia autuado banco em janeiro por propaganda que considerou enganosa da Maga Sena da Virada

O advogado Rodrigo Ayala e o superintendente de Loterias da Caixa Econômica Federal, Edilson Carrogi, se reuniram nesta terça-feira (15/03) com a Secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), Cidinha Campos, e com representantes do Procon Estadual. Eles vieram conversar e resolver a questão com o Procon sobre a autuação que o banco sofreu, em janeiro deste ano, devido à publicidade enganosa que constava do material de divulgação da Mega Sena da Virada, em dezembro de 2015. O material dava a entender que o prêmio seria mais de R$ 280 milhões, mas o valor dividido pelos ganhadores foi de aproximadamente R$ 246 milhões.

Apesar do anúncio possuir um asterisco (*) ao lado do valor da premiação, a expressão a ele associado (“valor estimado”) ficava em letras miúdas, oculta na parte de baixo da propaganda. Os representantes da Caixa informaram que a instituição sempre anunciara daquela forma, mas a instituição concordou com a interpretação do Procon-RJ. A expressão agora virá ao lado do valor do prêmio e com mais destaque. Confirmando esta afirmação, essa mudança na publicidade das premiações da Caixa já ocorreu: na divulgação da Lotomania de Páscoa, que corre no dia 26 de março, já consta esta alteração.

Outra alteração que a Caixa Econômica Federal realizou na divulgação de suas premiações foi na redução do valor estimado delas, resolvendo assim outro item que constava da autuação da autarquia. Com isso, diminuem as chances de diferenças tão grandes entre o valor previsto e o que foi efetivamente arrecado. De acordo com o Procon-RJ, por ser uma estimativa, é esperada uma margem de erro no valor arrecadado – dois ou três por cento – mas não é “razoável um erro de mais de 10%”. A margem de erro na Mega Sena da Virada foi de 12%.

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