terça-feira, 15 de março de 2016

TRABALHADOR, SE VOCÊ TEM DÚVIDAS SOBRE CARTEIRA DE TRABALHO, BALCÃO DE VAGAS E SEGURO-DESEMPREGO, DEVE PROCURAR A OUVIDORIA DA SETRAB


Atendimento pelo telefone 2332-9999, no e-mail ouvidoria@trabalho.rj.gov.br ou pelo Skype ouvidoria.trabalho@outlook.com

A Ouvidoria do Trabalho é um canal de comunicação à disposição da população para esclarecer dúvidas relacionadas a benefícios como Carteira de Trabalho, Seguro-Desemprego e acompanhamento para balcão de emprego. Quando há necessidade, os técnicos encaminham as solicitações à Superintendência Regional do Ministério do Trabalho.

A Ouvidoria atende pela Central Telefônica 2332-9999, pelo e-mail ouvidoria@trabalho.rj.gov.br e pelo Skype ouvidoria.trabalho@outlook.com, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Visando a uma maior aproximação dos serviços da população a Ouvidoria também promove, durante todo o ano, ações itinerantes com o projeto “Ouvidoria na Rua”, quando os técnicos se deslocam com a unidade móvel para atendimento em todas as regiões do estado.

Serviço:
Postos SINE

O Governo do Estado, por meio da Setrab, mantém em funcionamento 13 postos do Sistema Nacional de Empregos (SINE-RJ) na capital e 18 distribuídos nas demais regiões em parcerias com os municípios. As unidades (http://www.rj.gov.br/web/setrab) funcionam de 8h30 até às 17 horas no sistema de pronto atendimento sem a necessidade de marcação pela internet ou telefone. O trabalhador é atendido por ordem de chegada e pode fazer a confecção de Carteira de Trabalho (CTPS), entrada no Seguro-Desemprego (SD) e Intermediação de Mão de Obra (IMO). Como alerta ao usuário, a secretaria informa que o serviço é totalmente gratuito.

A secretaria atende, ainda, em cinco unidades do Rio Poupa Tempo (sendo três no Rio de Janeiro, uma em São João de Meriti e outra em São Gonçalo), mas, neste caso, pelo Sistema de Atendimento Agendado (SAA) do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) com agendamento pela internet (http://saa.mte.gov.br/). Os postos do Rio Poupa Tempo fazem apenas entrada no Seguro-Desemprego e Carteira de Trabalho.

As unidades da Coderte (Rua São José, 35, Centro), Madureira (Rua Carolina Machado, S/N) e Jacarepaguá (Avenida Geremário Dantas, 299, lojas B e C), passam por testes para a implantação do SAA e, assim que for concluída esta etapa, deixarão de fazer o serviço de Pronto Atendimento.

Além dos postos SINE-RJ, podem ser feitas marcações no MTPS pelo Serviço de Atendimento Agendado (SAA) via internet (http://saa.mte.gov.br) em que o usuário deve buscar a vaga pela Web ou pelo telefone 158. Mais detalhes sobre o serviço devem ser buscados no link do Ministério que é o gestor e fiscalizador deste serviço: (http://www.mte.gov.br/index.php/seguro-desemprego).

As unidades da prefeitura do Rio podem ser localizadas no seguinte endereço na internet:http://www.rio.rj.gov.br/web/smte/exibeconteudo?id=2815500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário