domingo, 13 de março de 2016

Procon Estadual prepara ações para comemorar o Dia do Consumidor


Mutirão de atendimento em parceria com CDLRio, monitoramento de preços e cartilha sobre comércio eletrônico são as iniciativas da Autarquia

O Procon Estadual está preparando ações para comemorar o Dia do Consumidor. Na próxima terça-feira, dia 15, a Autarquia vai lançar oficialmente uma cartilha para orientação de compras online e fazer um mutirão de atendimento no Largo da Carioca, além de monitorar os preços de produtos em promoção na data, com o objetivo de identificar se os descontos anunciados são verdadeiros. 

A pesquisa de preços será semelhante à realizada pelo Procon-RJ na última Black Friday: os preços das promoções anunciadas no Dia do Consumidor serão comparados com valores coletados com antecedência. Assim, será possível saber se os descontos são reais ou não. As empresas que oferecerem promoções enganosas serão autuadas.

O mutirão "SOS Procon", uma parceria entre o Procon Estadual e o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), vai acontecer no Largo da Carioca, das 9h às 17h. Os consumidores poderão resolver seus problemas diretamente com representantes de 14 empresas: Oi, Claro, Vivo, Nextel, NET, Sky, Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Light, Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia), Ricardo Eletro e Leader. Também será possível conferir a sua situação no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). “Tanto os lojistas como os clientes precisam conhecer as leis que protegem o consumidor e as boas práticas que podem melhorar a relação de consumo. É uma via de mão dupla”, afirmou Aldo de Moura Gonçalves, presidente do CDLRio. O consumidor que quiser aproveitar o mutirão deverá levar seus documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de residência) e os comprovantes das compras ou contas nas quais há o problema que ele quer resolver.

Já a cartilha tem várias dicas para os consumidores evitarem problemas quando comprarem pela internet. O material traz orientações e informações sobre compras em sites nacionais e internacionais e como proceder ao participar de compras coletivas. A cartilha também apresenta os direitos consumidor na compra online, como, por exemplo, o direito de arrependimento em sete dias após a entrega e a proteção contra a propaganda enganosa. O consumidor também vai encontrar informações sobre a proteção dos dados do cliente e sobre as regras de entrega das encomendas. A cartilha pode ser acessada por QR Code e pelo site www.procon.rj.gov.br

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