quinta-feira, 17 de março de 2016

Colégio Pedro II abre vagas fora de época no Rio de Janeiro

Colégio Pedro II abre vagas fora de época no Rio de Janeiro
Pais fazem fila para fazer a inscrição dos filhos no Colégio Pedro II, em São Cristóvão Foto: Marina Navarro Lins
Marina Navarro Lins Tamanho do textoA A A
O Colégio Pedro II está com inscrições abertas para um sorteio fora de época: 149 vagas ficaram ociosas após o período de matrículas. Elas são distribuídas pelos 3º, 4º, 5º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, em nove unidades do Rio de Janeiro. Em dois dias, já foram recebidas cerca de 4 mil candidaturas de novos alunos. As inscrições vão até o dia 23.

Assim que soube da oportunidade, Álvaro Alcântara, de 10 anos, pediu para a mãe inscrevê-lo no sorteio. Ontem, o menino e a recepcionista Francisca Alcântara, de 33, se dirigiram ao campus de São Cristóvão, Zona Central do Rio.
 Pais formaram fila no campus de São Cristóvão, ontem, para fazer a inscrição dos filhos Foto: Marina Navarro Lins / Marina Navarro Lins
— Meu filho sempre quis estudar aqui. Ele está no 5º ano de uma escola municipal. Mas o ensino daqui é melhor — afirma Francisca.

A pedagoga Vera Lúcia da Cruz, de 43 anos, também estava na fila para inscrever o sobrinho Gabriel, de 11:
— Meu sobrinho estuda num colégio particular, na Pavuna, e os pais dele não estão conseguindo pagar. Se passar no Pedro II, vai vir morar comigo aqui na Tijuca. Será bom para o futuro dele.
Segundo a pró-reitora de ensino, Eliana Myra, é comum sobrar poucas vagas depois que as aulas começam. Mas nunca são tantas.
— Alguns alunos pedem transferência, outros são reprovados, entre outros motivos. Dessa vez, o número foi maior que o normal, então, decidimos fazer novo sorteio — explica Eliana: — Os únicos critérios são que o candidato tenha a idade adequada e que esteja cursando a mesma série em outra escola.
O sorteio público será realizado em cada campus, entre os dias 13 e 16 de abril.
Como se inscrever:
As inscrições podem ser feitas pelo site (www.cp2.g12.br) ou de forma presencial, no prédio da reitoria, no campus de São Cristóvão, das 9h às 16h, até o dia 23. Há uma taxa de R$ 30, a não ser que o candidato comprove que não tem condições de pagar.

Há diferentes vagas para cada campus: no Humaitá I, são 6 vagas no 3º ano, 13 no 4º ano e 14 no 5º ano; no Humaitá II, 13 no 7º ano e 16 no 9º ano; no Tijuca I, 8 vagas no 3º ano e 10 no 5º ano; no Engenho Novo I e II, 9 no 5º ano e 24 no 7º ano; no Realengo I e II, 9 no 5º ano e 15 no 8º ano; no São Cristóvão I e II, 4 no 5º ano e 8 no 9º ano
Extra globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário