quarta-feira, 16 de março de 2016

Dois gerentes de supermercados na Pavuna são presos em operação com participação do Procon Estadual


site_1458164932.5.jpg

Foi realizada nesta quarta-feira (16/03) a Operação Linha 2, que contou com a participação do Procon Estadual, da Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (Decon) e da Subprefeitura da Zona Norte 1. O objetivo da operação era fiscalizar dois supermercados na Pavuna: o Intercontinental do Largo da Pavuna, 13, lote 1, e o Extra da Rua Sargento Fernando Fontes, 48. Os gerentes dos dois estabelecimentos foram levados presos para a Decon. Foram descartados 229kg e 500g de alimentos.

No Intercontinental, os fiscais encontraram 55kg de caixas de margarina (12 potes de 500g cada) fora das condições adequadas de armazenamento. O fabricante indicava o armazenamento entre 2°C e 16°C e a temperatura média no local em que o produto se encontrava era de 25°C. Também havia umacaixa de ovos vencida em 04/02/2016 e diversos ovos sem informação da sua validade, totalizando 5kg e 500g do produto, além de2kg de cobertura neutra sem informação da validade. Os outros produtos com irregularidades eram pescados:104kg de bacalhau gadus morhua exposto sem capa protetora e em contato com moscas e50kg de bacalhau Porto vencido e exposto à venda. Os fiscais aindadeterminaram a limpeza das câmaras.

Já o Extra não tinha o certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para a apresentação do documento. Também havia quatroqueixas do Livro de Reclamações que não haviam sido enviadas ao Procon. Pescados expostos à manipulação direta do consumidor também foram encontrados pelos fiscais, que determinaram o encerramento desta prática. Havia baratas no salão do mercado e foi determinado um reforço na dedetização. No momento da fiscalização, os clientes enfrentavam filas longas e uma demora média de 35 minutos para atendimento. Dos 12 caixas, somente cinco funcionavam. Entre os produtos vencidos, havia 200g de pé de porco na área de vendas, além de 12 garrafas de Iogurte (de 900ml cada) e 2kg de picanha na câmara fria.

O nome da operação é uma referência à Linha 2 do Metrô, que tem a Pavuna como estação final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário